Ativistas na COP30 ironizam Japão com ‘prêmio’ por projetos que ameaçam o meio ambiente
Prêmio ‘fóssil do dia’ critica financiamento da destruição e promessas vazias na conferência
Brasília|Lis Cappi, do R7, enviada especial a Belém
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Ativistas internacionais que participam da COP30 decidiram nesta quinta-feira (13) entregar ao Japão o prêmio de “fóssil do dia”, uma crítica pública usada para chamar atenção de países que dificultam o avanço das negociações climáticas.
Segundo eles, o governo japonês continua financiando projetos que causam destruição ambiental e chega à COP30 trazendo falsas esperanças de compromisso climático.
A brincadeira ganhou um dos corredores da Zona Azul, por onde passam líderes e representantes de países que participam das negociações da cúpula.
leia mais
O ato teve a participação de três ativistas, que se fantasiaram. O apresentador usou uma roupa de esqueleto, outro se vestiu de dinossauro, e o terceiro estava fantasiado de Pikachu, do desenho japonês Pokémon.
A ação foi organizada pela CAN (Rede de Ação Climática, na sigla em inglês), que ao longo dos dias da conferência chama atenção para pontos críticos nas negociações entre os países.
O prêmio — sempre entregue de forma irônica — é anunciado diariamente e busca pressionar o país “vencedor” a mudar sua postura nas tratativas.
A escolha do Japão destacou três pontos de alerta: a continuidade na exploração de combustíveis fósseis, a violação de direitos indígenas e a falta de compromisso com uma transição justa.
“O Japão continua a resistir aos esforços para incorporar justiça, equidade e planejamento de transição centrado nas pessoas no âmbito do programa para mudanças climáticas da ONU”, afirmou um ativista, que usava uma máscara e um chapéu de mágico.
Durante a entrega do prêmio, os participantes vaiaram a atuação do Japão. A identidade dos ativistas não foi revelada.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
