Brasília Aumento na taxa de transmissão da Covid preocupa governador do DF

Aumento na taxa de transmissão da Covid preocupa governador do DF

Ibaneis afirmou que a situação está sendo monitorada de perto e que, se houver necessidade, governo tomará medidas mais duras

  • Brasília | Alexandre de Paula, do R7, em Brasília

O governador do DF, Ibaneis Rocha, disse que adotará medidas restritivas se for necessário

O governador do DF, Ibaneis Rocha, disse que adotará medidas restritivas se for necessário

Wallace Martins/ Futura Press/ Estadão Conteúdo - 22.04.2020

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou neste domingo (3) que o aumento da taxa de transmissão da Covid-19 na capital preocupa o governo, que pode adotar medidas restritivas novamente se for necessário. O índice chegou a 1,12, o que significa que a cada 100 infectados mais 112 pessoas são contaminadas. É o maior número desde março. Segundo especialistas, quando o indicador ultrapassa 1, há tendência de avanço da pandemia.

“Nós estamos muito preocupados e acompanhando isso bem de perto. O secretário de Saúde, general Pafiadache, tem acompanhado isso junto com as equipes”, disse o governador durante agenda pública neste domingo.

Ele acrescentou que, apesar da preocupação, a estrutura do GDF reduz a gravidade do problema.

Não tem assustado muito porque nós temos condições hospitalares, leitos em condições de serem abertos no Distrito Federal. A gente vem mantendo isso sob controle. Se houver alguma necessidade de algum tipo de medida restritiva, nós fazemos com o maior cuidado possível para prevenir a saúde da população

Ibaneis Rocha, governador do DF

O governador comentou também que a área técnica da saúde estuda as possibilidades de antecipação da segunda dose das vacinas contra a Covid-19.  “O governo [federal] tem acelerado as entregas e nós estamos colocando à disposição da população do DF para que a gente tenha mais segurança”, explicou.

Números

De acordo com o boletim mais recente da Secretária de Saúde, o DF registrou 10.488 mortes desde o início da pandemia. Foram 496.779 infectados e 95,9% dos pacientes se recuperaram. No sábado (2), a capital registrou 593 novos casos de Covid-19 e oito mortes.

Um levantamento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) mostra que Brasília e Rio de Janeiro apresentaram elevadas cargas virais de Covid-19 nos esgotos no mês de setembro.

Aumento das concentrações ficou maior após manifestações de 7 de setembro, segundo boletim

Aumento das concentrações ficou maior após manifestações de 7 de setembro, segundo boletim

Marcos Corrêa/PR - 07.09.2021

De acordo com dados do boletim de acompanhamento, o aumento nas concentrações virais na capital federal ocorreu principalmente em razão do feriado de 7 de Setembro, quando a cidade recebeu muitos visitantes.

Últimas