Brasília Avião para repatriação de brasileiros na Faixa de Gaza decola nesta quinta-feira do Rio de Janeiro

Avião para repatriação de brasileiros na Faixa de Gaza decola nesta quinta-feira do Rio de Janeiro

A aeronave parte às 9h, com destino ao Cairo, a capital do Egito; a previsão é que o voo dure 15 horas

  • Brasília | Laísa Lopes, do R7, em Brasília

Governo já resgatou 1.445 brasileiros

Governo já resgatou 1.445 brasileiros

Joédson Alves / Agência Brasil - 11/10/2023

Um novo voo de repatriação de brasileiros que estão na Faixa de Gaza e aguardam para retornar ao Brasil decola nesta quinta-feira (7) da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ). A partida da aeronave, que pertence à Força Aérea Brasileira (FAB), está prevista para as 9h, com destino ao Aeroporto Internacional do Cairo, a capital do Egito. A previsão é que o voo dure 15 horas.

A bordo do avião está um carregamento de cerca de 11 toneladas de alimentos não perecíveis, fornecidos pelo governo brasileiro para assistência humanitária na região.

O número total de pessoas a ser repatriadas, além da data e do local de retorno, ainda não foi informado. Entretanto, a representação do Brasil na Palestina, em Ramala, reuniu um grupo de 85 brasileiros e familiares próximos à fronteira de Gaza.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

Já o Itamaraty tem uma segunda lista com brasileiros e familiares que querem deixar a Faixa de Gaza e ser repatriados. A relação apresenta 86 nomes e precisa ser aprovada por Israel e pelo Egito. No mês passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o primeiro grupo, de 32 pessoas.

Balanço

Além dos 32 passageiros que deixaram a Faixa de Gaza desde o início do conflito entre o Hamas e Israel, o governo federal já resgatou 1.445 brasileiros e familiares. O número contabiliza oito voos vindos de Israel e um da Jordânia, todos comandados pela FAB, na Operação Voltando em Paz. Também foram resgatados 53 animais de estimação.

O Brasil mandou kits de medicamentos, alimentos e purificadores de água a Gaza. No dia 30, uma tonelada e meia de alimentos foi enviada. No carregamento estavam sacos de arroz, açúcar, derivados de milho e leite.

Últimas