DF amplia ações de acolhimento voltadas à população em situação de rua
Entre as iniciativas, o primeiro hotel social, inaugurado em julho, já fez mais de 20 mil acolhimentos
Balanço Geral DF|Do R7
O secretário-chefe da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha, destacou que, desde março de 2024, o governo realizou 393 ações de acolhimento e segurança voltadas à população em situação de rua. Atualmente, cerca de 3.521 pessoas vivem nas ruas do DF. Entre as iniciativas, o primeiro hotel social, inaugurado em julho, já fez mais de 20 mil acolhimentos, oferecendo cama limpa, banho quente e refeições diárias.
Beneficiários relatam mudanças significativas na vida após o acolhimento, como afastamento das drogas e retomada de rotinas com mais dignidade. O espaço também ganhou recentemente uma biblioteca comunitária, reforçando oportunidades de reintegração social.
A Polícia Militar tem atuado em conjunto com as equipes de assistência para proteger essa população da violência e evitar que criminosos se aproveitem da vulnerabilidade. Segundo a corporação, embora alguns delitos tenham sido cometidos por pessoas que vivem nas ruas, estes casos não refletem a realidade da maioria.
O DF conta hoje com cerca de 90 unidades de acolhimento, dois Centros POP e 18 restaurantes comunitários que oferecem refeições gratuitas. Além disso, 26 equipes especializadas percorrem diariamente todas as regiões para garantir atendimento, orientação e acesso à rede de proteção social, em uma política considerada inédita e integrada no Distrito Federal.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



