Golpe do falso advogado faz vítimas no DF e polícia desmonta quadrilha interestadual
Criminosos usavam dados de profissionais da advocacia para enganar clientes com falsas decisões judiciais
Balanço Geral DF|Do R7
A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou a operação “Causa Ganha” para desarticular uma quadrilha especializada no golpe do falso advogado. Os criminosos usavam dados públicos de profissionais da advocacia para enganar clientes com falsas decisões judiciais e cobranças fraudulentas. O esquema atuava em vários estados e levou ao cumprimento de oito mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Ceará.
A advogada criminalista Jessyca Abud teve dados do escritório usados pelos golpistas para aplicar fraudes em clientes. Segundo ela, os criminosos enviavam mensagens com linguagem formal, documentos falsificados e até simulavam videochamadas com símbolos de tribunais para dar aparência de legalidade. “Esses golpistas estão lesando não só os clientes patrimonialmente e emocionalmente, mas também os profissionais”, afirmou.
De acordo com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), mais de 1.500 casos desse tipo foram registrados entre 2025 e 2026 no Distrito Federal. A orientação é desconfiar de mensagens sobre supostos ganhos rápidos em processos e sempre confirmar informações pelos canais oficiais do advogado ou escritório antes de realizar qualquer pagamento ou fornecer dados pessoais.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas

Centros de Referência apoiam mulheres no Distrito Federal
Ex-ministra da mulher, Cristiane Britto, aborda serviços essenciais para mulheres em situação de violência

Homem é flagrado furtando produtos em distribuidora de bebidas em São Sebastião (DF)
Suspeito já havia sido registrado em furto anterior no mesmo local, segundo proprietário

Magic Land: a magia dos contos de fadas chega à Brasília
Evento gratuito no Parque da Cidade oferece atrações interativas e atividades para toda a família

Rua que Vibra com moradores da Samambaia (DF) durante jogo do Brasil deste sábado
Moradores se reúnem para celebrar a estreia da seleção brasileira com pintura de rua e confraternização

Tecnologia ajuda no combate da violência doméstica
Aplicativo pioneiro permitirá denúncias e consultas sobre agressores no DF

Audiência colhe propostas de desenvolvimento do DF
Sociedade discute melhorias para integrar demandas da população em plano de governo

Doze por Oito confirma shows em Brasília e Belo Horizonte e prepara música inédita
Grupo diz que nova música está em produção e que inspiração pode surgir de uma das fofocas do momento

Pesquisa aponta que 65,2% dos brasilienses vão às compras no Dia dos Namorados
Roupas, calçados, perfumes e bolsas estão entre os itens mais procurados, segundo a Fecomércio-DF

Carro é vandalizado com ofensas na Asa Sul, em Brasília, e polícia investiga possível crime de ódio
Homem passou cerca de cinco minutos riscando a lataria do veículo e escrevendo ofensas direcionadas às proprietárias

Feira no DF registra corrida por presentes de última hora no Dia dos Namorados
Perfumes, acessórios para celulares e itens de tecnologia estão entre os produtos mais procurados

Estudantes do DF criam robô sustentável e representam o Brasil em campeonato mundial na Coreia
A delegação embarca para a Coreia no próximo dia 28, e a competição começa em 1º de julho

Fim de semana no DF tem shows, espetáculos infantis e atrações gratuitas
Programação tem shows de Thiaguinho e Léo Foguete, do violeiro Marcos Mesquita e espetáculos no Magic Land

Brasilienses disputam torneio internacional de tênis e sonham com título em casa
Paulo André Saraiva dos Santos, de 25 anos, e Luiz Gustavo Felisberto, de 16, representam o Distrito Federal no troneio

Homem baleado por vizinho em Vicente Pires (DF) recebe alta após 25 dias de internação
Vítima teria brigado com o vizinho dias antes do crime, por causa de veículos estacionados na rua

Farmácia sofre terceiro assalto em Ceilândia (DF), e funcionária é rendida com facão
Criminoso levou o dinheiro do caixa, dois celulares e fugiu após obrigar uma funcionária a ir para os fundos da loja
