Kiko Caputo promete choque de gestão e de honestidade para melhorar serviços públicos no DF
Candidato do Partido Novo concedeu entrevista nesta quarta-feira (19) ao Balanço Geral DF
Balanço Geral DF|Do R7
Durante a sabatina eleitoral do Balanço Geral DF desta quarta-feira (19), o candidato Kiko Caputo (Novo) apresentou propostas para saúde, combate à corrupção, gestão pública, segurança, população em situação de rua e valorização dos servidores no Distrito Federal.
Na saúde, Caputo prometeu reduzir filas por meio de parcerias com a iniciativa privada, ampliar a estrutura hospitalar e construir novas unidades. “Enquanto não tivermos os meios necessários para o próprio poder público prover esse serviço essencial de saúde, a gente vai usar a capacidade ociosa da iniciativa privada para ultimar as cirurgias, fazer os atendimentos de consulta e iniciar os tratamentos”, destacou.
O candidato prometeu ainda reformar hospitais e aumentar o número de leitos. Entre as propostas, citou a construção do Hospital do Câncer, de um segundo hospital em Ceilândia, além de hospitais em São Sebastião e no Guará.
No combate à corrupção, Caputo afirmou que pretende ampliar a transparência do governo e utilizar tecnologia e inteligência artificial para fiscalizar contratos e identificar possíveis irregularidades. Segundo o candidato, os primeiros 100 dias de governo seriam suficientes para apontar erros e ilícitos cometidos contra o Distrito Federal.
Na estrutura do governo, Caputo criticou a existência de 33 secretarias e afirmou que pretende reorganizar a máquina pública. O candidato defendeu a valorização dos servidores concursados e disse que cargos de direção devem ser ocupados prioritariamente por profissionais preparados para executar e avaliar políticas públicas.
Para a população em situação de rua, Caputo afirmou que o problema envolve diferentes áreas, como saúde, assistência social, habitação, desenvolvimento econômico e segurança. O candidato defendeu a ampliação de casas de acolhimento com participação da iniciativa privada e do terceiro setor e afirmou que pretende resolver a questão em menos de um ano. Também criticou a forma como a segurança pública e a Justiça lidam com crimes cometidos por pessoas em situação de rua e defendeu medidas mais efetivas para evitar a reincidência.
“Quando a gente vê um morador em situação de rua é porque falhou a política habitacional, a política de segurança, a política de saúde pública, a política de desenvolvimento econômico e a política de assistência social”, pontuou.
Na segurança pública, Caputo afirmou que pretende combater crimes e garantir maior sensação de segurança à população. O candidato também criticou a demora na atuação do sistema de Justiça e defendeu mudanças para evitar que pessoas presas por crimes sejam rapidamente liberadas. Para as mulheres, prometeu ações para ampliar a segurança e combater casos de violência e feminicídio.
Na educação, o candidato defendeu a ampliação das escolas em tempo integral e afirmou que pretende preparar os estudantes para o mercado de trabalho. Também citou a necessidade de ampliar a oferta de creches próximas às residências das famílias. Caputo criticou os indicadores educacionais do Distrito Federal e defendeu mudanças na gestão para recuperar a qualidade do ensino.
Sobre os servidores públicos, Caputo afirmou que a proposta do Partido Novo não é reduzir o Estado, mas torná-lo mais eficiente. O candidato criticou o excesso de cargos comissionados e defendeu a recomposição de carreiras e a realização de concursos públicos. Segundo ele, o servidor concursado deve ser o principal responsável pela execução das políticas públicas.
Últimas

PF cumpre mandados no Entorno do DF após suspeita de ameaça a instalações diplomáticas dos EUA
Ação foi preventiva e faz parte de uma investigação sigilosa, realizada com a cooperação de agências de inteligência estrangeiras

Novos eleitores se preparam para votar, enquanto experientes mantêm tradição nas urnas
Eleitores compartilham expectativas e experiências antes de mais um dia de votação no Distrito Federal

TRE-DF sorteia 23 urnas que passarão por auditoria no primeiro turno
Testes começam às 7h deste domingo, na Câmara Legislativa, no Tribunal Superior Eleitoral e na Escola Canadense de Brasília

Chuva deixa pista escorregadia e provoca acidentes em trecho entre DF e GO
Duas pessoas foram levadas para uma UPA após um caminhão atingir um carro

Impressão 3D transforma ideias em brinquedos e vira fonte de renda para famílias
Engenheira do DF produz peças personalizadas inspiradas nos filhos; tecnologia permite criar objetos de diferentes formatos

Mulher é agredida com chute por pessoa em situação de rua em Arniqueira (DF)
Vítima afirma que levou um chute nas costas e teve um objeto arremessado contra ela; moradores relatam medo na região

Polícia Civil do DF incinera quase 7 toneladas de drogas e apreende carga de R$ 4 milhões
Operações simultâneas destruíram maconha, cocaína e outras drogas e prenderam dois suspeitos no Recanto das Emas

Helicóptero da PM ajuda a interceptar carro clonado após perseguição no Distrito Federal
Suspeito de 26 anos teria roubado uma casa no Lago Norte e fugido em alta velocidade até ser preso em Samambaia

Polícia encontra garimpo ilegal de ouro e troca tiros com suspeitos em Goiás
Delegado explica operação em Cavalcante, estrutura usada na extração e risco de contaminação por mercúrio

Homem é flagrado ateando fogo em área de mata na Cidade Ocidental (GO)
Corpo de Bombeiros informou que situação se agrava devido ao clima seco e ventos fortes; pena pode ser de dois a quatro anos

Carreta tomba em cima de carro e deixa quatro feridos na DF-230, em Planaltina (DF)
Pista ficou parcialmente interditada e equipes trabalham no transbordo da carga e na retirada da carreta

Motorista é baleado após discussão com passageiro em terminal em Planaltina de Goiás
Homem teria voltado armado ao local e atirado duas vezes contra o trabalhador; vítima está fora de risco

Cerca de 28 mil mesários vão atuar nas eleições no DF com direito a folgas e auxílio-alimentação
Entenda o papel dos mesários e as vantagens de atuar durante as eleições no Brasil

Suspeito de integrar organização criminosa do RJ morre após trocar tiros com policiais no DF
Jovem tinha antecedentes por roubo, tráfico de drogas, receptação, porte ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídio

Homem em situação de rua agride repórter da RECORD durante reportagem em Ceilândia (DF)
Equipe estava no local para mostrar os transtornos relatados por moradores, que dizem conviver com o homem há cinco meses
