Mistérios de Brasília: relatos apontam mortes e operários concretados durante construção da cidade
Relatos sobre acidentes e desaparecimentos de operários ainda alimentam mistérios e lendas urbanas envolvendo a construção
Balanço Geral DF|Do R7
Inaugurada em 21 de abril de 1960, Brasília foi erguida em tempo recorde graças ao trabalho de milhares de candangos vindos de diversas regiões do país, principalmente do Nordeste. Em meio à grandiosidade da nova capital, relatos sobre acidentes fatais e desaparecimentos de operários ainda alimentam mistérios e lendas urbanas envolvendo a construção dos principais prédios da cidade.
Histórias contadas ao longo das décadas apontam que trabalhadores teriam morrido durante as obras do Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Rodoviária do Plano Piloto e outros edifícios da Esplanada dos Ministérios. Entre os relatos mais conhecidos está o de operários que teriam sido concretados nas fundações após acidentes nos canteiros de obras.
O professor da Universidade de Brasília, José Carlos Córdova, explica que as condições de trabalho da época eram precárias e praticamente não existiam equipamentos de proteção individual. Segundo ele, muitos trabalhadores atuavam em estruturas metálicas elevadas sem segurança adequada, o que favorecia quedas e acidentes fatais.
Ainda de acordo com o historiador, não há dados oficiais sobre o número de mortos durante a construção da capital, mas existem registros e relatos que apontam para um grande número de vítimas. Córdova afirma que muitos corpos teriam sido enterrados sem identificação e fora de cemitérios oficiais.
“É tempo de homenagear o candango anônimo, esses operários corajosos e bem-dispostos a quem se deve a construção dessa maravilha que é Brasília. Muitos morreram sem que as famílias sequer soubessem”, destaca o professor.
No RecordPlus, tem mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas

Operação Kratos reforça segurança em todo o Distrito Federal
Terceira edição mobiliza 2 mil policiais e utiliza tecnologia para aumentar a segurança

Motorista perde o controle e atinge loja em Águas Lindas de Goiás
Condutor não se feriu e ninguém ficou machucado no incidente na avenida Rio Grande do Sul

Saiba o impacto cognitivo de acelerar a velocidade de áudios e vídeos
Ouvir conteúdos rapidamente pode sobrecarregar a mente e afetar a aprendizagem

Psicóloga que tratou o Maníaco do Novo Gama explica decisão que levou à liberdade do condenado
Especialista comenta a soltura de Adaylton Neiva e seu tratamento psicológico

Polícia investiga exploração sexual de adolescentes em apartamentos na Asa Norte (DF)
Operação resultou no cumprimento de mandados e resgate de duas adolescentes

Câmeras de segurança reforçam combate à criminalidade no Distrito Federal
Monitoramento com cerca de 13 mil câmeras melhora a segurança na capital do país

100ª edição do RECORD nas Cidades acontece no Gama (DF) com a serviços gratuitos do MPDFT
Ministério Público participa com serviços voltados à cidadania e atendimento ao público

Vítimas de suposta fraude bilionária da Naskar aguardam devolução do dinheiro
Suposto esquema pode ter causado prejuízo de até R$ 1 bilhão a cerca de 3.500 investidores em todo o país

Motoristas embriagados provocam acidentes e acendem alerta no Distrito Federal
PM intensifica a fiscalização, mas alerta que a consciência dos motoristas é crucial para reduzir essas ocorrências

Afogamento em pesque-pague termina com morte de jovem em São Sebastião (DF)
Bombeiro militar que estava de folga iniciou os primeiros atendimentos até a chegada da equipe completa

Especialista explica como evitar golpes após mulher invadir casa na Asa Sul, em Brasília
Uma das formas é manter contato com vizinhos, participar de redes de proteção e utilizar recursos de tecnologia

Suspeito de matar professor em Valparaíso de Goiás é preso pela Polícia Civil
Polícia investiga a motivação do crime e apura hipóteses, incluindo um possível encontro marcado por aplicativo

‘Tem Samba na Feira’ agita a 100ª edição do RECORD nas Cidades no Gama (DF) neste sábado
Criada em 2019, a roda de samba começou como uma iniciativa entre amigos e se transformou em um importante movimento cultural

Pipas na rede elétrica geram 138 ocorrências no DF e deixam 59 mil moradores sem energia
Caso mais recente aconteceu na QNO 19, em Ceilândia (DF), onde moradores ficaram cerca de duas horas e meia sem luz

Moradores de Valparaíso (GO) convivem com ruas precárias e cobram pavimentação há anos
Ruas Amazonas e Tupi estão tomadas por buracos, poeira e lama, enquanto moradores aguardam melhorias e obras
