Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Outubro marca o adeus a Renato Russo e relembra o legado do ícone do rock brasileiro

O líder da Legião Urbana, nascido em meio à efervescência cultural de Brasília, transformou a juventude brasileira dos anos 80

Balanço Geral DF|Do R7

  • Google News

Outubro marca o adeus a Renato Russo e também a celebração de um legado que atravessa gerações. O líder da Legião Urbana, nascido em meio à efervescência cultural de Brasília, transformou a juventude brasileira dos anos 80 com letras profundas que refletiam as angústias, os amores e as contradições de um país em transição política.

Da fase de “trovador solitário” ao sucesso nacional com hinos como Que País É Este e Tempo Perdido, Renato se tornou porta-voz de uma geração que buscava liberdade e identidade. Sua morte precoce, em 1996, aos 36 anos, impactou o país, mas deixou uma herança artística que continua a inspirar músicos e fãs em todo o Brasil.

Em Brasília, o espírito de Renato segue vivo. A cidade transformou o movimento do rock dos anos 80 em patrimônio cultural, com a Rota do Rock mapeando mais de 40 pontos históricos ligados à Legião Urbana e a outras bandas que marcaram época. Recentemente, o guitarrista Kadu Lambach resgatou 17 letras inéditas guardadas por décadas e deu nova vida a uma delas, a Diamante de Vidro, escrita por Renato e lançada como uma homenagem à memória do cantor.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.