Paula Belmonte propõe educação profissional, tecnologia na saúde e mais segurança no DF
Durante sabatina no Balanço Geral DF, candidata do PSDB também defendeu políticas para mulheres e combate à corrupção
Balanço Geral DF|Do R7
Durante a sabatina eleitoral do Balanço Geral DF desta segunda-feira (24), a candidata ao governo do Distrito Federal Paula Belmonte (PSDB) apresentou propostas para saúde, educação, segurança, mobilidade e políticas sociais. Durante a entrevista, ela também falou sobre combate à corrupção, pessoas em situação de rua, autonomia das mulheres e tecnologia na rede pública de saúde.
Na saúde, Paula defendeu a contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para reforçar o atendimento na rede pública. A candidata também propôs a integração dos sistemas utilizados por hospitais, Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Saúde, com a criação de um prontuário único digital. Segundo ela, a medida permitiria melhorar a comunicação entre as unidades. “Não tem como fazer uma saúde sem recursos humanos”, afirmou.
A candidata também defendeu investimentos em tecnologia e afirmou que pretende levar cirurgias robóticas para a rede pública. Paula disse que avalia a compra de pelo menos dez robôs cirúrgicos e argumentou que a tecnologia não deve ser restrita a pacientes que possuem planos de saúde. “Por que o pobre não pode ter?”, questionou. Ela afirmou ainda que pretende conciliar a aquisição de equipamentos com a contratação e qualificação de profissionais.
Na educação, Paula criticou a estrutura de parte das escolas públicas e afirmou que 78% das unidades não possuem refeitório. Para ela, é necessário estruturar as escolas, valorizar os professores e ampliar a educação integral. A candidata também propôs a criação de escolas profissionalizantes e destacou a importância de políticas voltadas à primeira infância. “A educação tem que sair de discurso político para política pública”, declarou.
Na segurança pública, Paula defendeu o aumento do efetivo das polícias Militar, Civil e Penal e afirmou que os quadros atuais estão abaixo do necessário. Ela também propôs maior integração entre as forças de segurança e o uso de tecnologia para combater a criminalidade. Segundo a candidata, sistemas diferentes utilizados pelas corporações dificultam o compartilhamento de informações. “A gente combate o crime com o efetivo na rua, com tecnologia para que possamos trazer a realidade de sensação de segurança”, afirmou.
Sobre políticas para as mulheres, Paula defendeu ações de acolhimento, qualificação profissional e autonomia financeira. A candidata afirmou que a violência contra a mulher vai além dos casos de feminicídio e inclui agressões psicológicas, econômicas e morais. Ela também destacou a necessidade de políticas públicas voltadas às mães de crianças atípicas e de medidas para reduzir a evasão escolar entre meninas.
Sobre pessoas em situação de rua, Paula defendeu uma política que combine segurança, assistência social e atendimento de saúde. Ela afirmou que pessoas em situação de dependência química devem receber tratamento e que idosos e outros grupos vulneráveis precisam ser identificados e encaminhados para atendimento adequado. A candidata também propôs a criação de locais de acolhimento temporário para quem deixar as ruas.
Ao final da sabatina, Paula Belmonte afirmou que entrou na política com o objetivo de defender a população e apresentou a candidatura como uma alternativa para o Distrito Federal. “Eu estou na política para fazer uma política que é cuidado com as pessoas, trazendo dignidade humana, com honestidade”, declarou.
Últimas

Cão é resgatado de barraco em chamas, sofre queimaduras e perde visão de um olho no DF
Mulher de 41 anos, apontada como ex-companheira do tutor do cão, foi presa em flagrante suspeita de atear fogo no imóvel

Polícia prende grupo suspeito de aplicar golpe com falsas vendas de carros e barcos de luxo
grupo abordava principalmente pessoas com alto poder de compra e oferecia os produtos por valores muito abaixo do mercado

Testemunha relata acidente em São Sebastião (DF) e delegado confirma prisão de condutor
Vítima, que não sobreviveu, tentou proteger mulher quando carro desgovernado invadiu o estacionamento de um comércio

Incêndio atinge ônibus e danifica fiação e fachada de comércio no Entorno do DF
Ocorrência foi encerrada após a extinção completa do fogo e a verificação das condições de segurança no local

Bombeiros relatam resgate de motociclista após 17 minutos submerso no Lago Paranoá
Sargenta que participou da ocorrência explicou como equipe conseguiu reanimar o pai de um menino de 11 anos após acidente

Motorista embriagado atropela e mata jovem de 23 anos em São Sebastião (DF)
Câmera de segurança registrou o momento em que carro invade estacionamento e atinge vítima que estava com amigos

Estudante de 17 anos é agredida com garrafada dentro de vagão do metrô em Ceilândia (DF)
Suspeito quebrou a janela do trem e tentou fugir pulando na via enquanto o veículo ainda estava em movimento

Novos viadutos da EPIG ampliam fluidez do trânsito entre Sudoeste e Octogonal
Estruturas foram liberadas no trecho 2 da via e prometem melhorar os acessos ao Parque da Cidade e ao Setor Policial

Buraco de telefonia aberto há mais de um mês preocupa moradores de Samambaia (DF)
Estrutura tem cerca de três metros de profundidade e fica em área de circulação de pedestres, incluindo crianças e idosos

Testemunha relata desespero durante acidente na Ponte do Bragueto, em Brasília
Pai e filho foram arremessados para o Lago Paranoá após colidir com carro, enquanto a moto voltou em direção à pista

Apicultor usa fumaça e balde para retirar 10 mil abelhas de casa em Taguatinga (DF)
Operação aconteceu à noite, quando os insetos estavam menos agitados e a remoção pôde ser feita com segurança

Prêmios do RECORD nas Cidades começam a ser entregues aos participantes
Premiados aproveitaram os benefícios para fazer compras e escolher produtos em diferentes estabelecimentos

RECORD nas Cidades reúne moradores em comemoração aos 37 anos de Samambaia (DF)
Evento contou com sorteios de prêmios e serviços para comunidade local; melhores momentos serão exibidos no próximo sábado

ExpoFlores reúne plantas, música e atrações para toda a família em Taguatinga (DF)
Segundo a organização do fim de semana, mais de 15 mil pessoas passaram pela feira no último fim de semana

Delegado explica resgate de mulheres em situação de exploração sexual em Brasília
Investigação aponta que estabelecimento usava fachada de casa de massagens e mantinha três mulheres confinadas
