Perillo propõe secretaria ordinária, hospital no Entorno Sul e concurso para 5.000 policiais
Durante sabatina do Balanço Geral, Perillo apresentou propostas e relembrou ações realizadas durante seus mandatos
Balanço Geral DF|Do R7
Marconi Perillo (PSDB), candidato ao governo de Goiás, apresentou propostas para o estado e para a região do Entorno do Distrito Federal durante a sabatina do Balanço Geral desta quinta-feira (27). Ex-governador por quatro mandatos, ele falou sobre saúde, segurança pública, educação, abastecimento de água, infraestrutura, transporte e integração entre Goiás, Distrito Federal e governo federal.
Na saúde, Perillo afirmou que pretende zerar as filas por consultas, exames e cirurgias nos primeiros meses de uma eventual gestão. Segundo o candidato, mais de 100 mil pessoas aguardam atendimento atualmente. "Nós vamos investir pesado para que, primeiro, nos primeiros quatro meses, todas as consultas e cirurgias que estão na fila possam ser realizadas", afirmou. Ele também prometeu abrir o Hospital de Águas Lindas para atendimento à população e construir um hospital de urgência na região do Entorno Sul.
Perillo também defendeu a contratação de hospitais particulares para complementar o atendimento da rede pública. Segundo ele, o Estado deve pagar a diferença dos valores da tabela do SUS para garantir que os pacientes sejam atendidos. O candidato afirmou ainda que pretende regionalizar serviços como tratamento de câncer e hemodiálise e usar hospitais particulares de Goiás e, quando necessário, do Distrito Federal.
Na segurança pública, Perillo prometeu realizar concurso para 5.000 policiais militares e reforçar também os efetivos das demais forças de segurança. Ele afirmou que Goiás tinha 14 mil policiais militares quando deixou o governo e hoje teria cerca de 10 mil. "A primeira prioridade é valorizar os policiais que já estão em atividade ou os que estão aposentados, mas fazer um concurso imediatamente para mais 5.000 vagas", declarou. O candidato também defendeu a retomada dos comandos de divisas e o uso de inteligência e tecnologia no combate ao crime.
Na educação, Perillo prometeu devolver à Universidade Estadual de Goiás os recursos que, segundo ele, foram retirados e levar a instituição para cidades importantes do Entorno. Ele também anunciou um programa para estudantes do ensino médio, com pagamento de meio salário mínimo, qualificação profissional e primeiro emprego. "Eu quero trabalhar duro para que todos os 105 mil jovens da Rede Estadual de Ensino, do ensino médio, possam ter a sua primeira oportunidade", afirmou. O candidato também prometeu valorizar os professores e realizar concursos públicos.
Sobre o abastecimento de água, Perillo criticou os problemas enfrentados pelos moradores do Entorno e afirmou que pretende atuar em parceria com a Saneago e a Caesb. Em relação a Águas Lindas, citou a possibilidade de utilizar água do Descoberto para ampliar o abastecimento. "No caso de Águas Lindas, você tem lá a barragem do Descoberto, que dá para você fazer uma parceria com Brasília e abastecer Águas Lindas e resolver de vez o problema", disse. Ele também afirmou que pretende reduzir o custo da água para a população.
O candidato relembrou obras realizadas durante seus governos na região, como redes de água e esgoto, pavimentação, estradas e investimentos em infraestrutura. Perillo também anunciou uma nova estrutura administrativa voltada para o Entorno. "Eu quero anunciar aqui em primeira mão que nós vamos criar a Secretaria Ordinária do Entorno de Brasília, da região metropolitana de Brasília", afirmou. Segundo ele, a secretaria terá dotação orçamentária e será responsável por acompanhar as demandas dos municípios da região.
No transporte público, Perillo defendeu a redução das tarifas por meio de subsídios do governo e cobrou melhorias na qualidade dos ônibus. "Agora é cuidar de dar um subsídio para que a tarifa seja no máximo a metade do que é hoje, porque o trabalhador já gasta cinco horas para vir para Brasília trabalhar e voltar", afirmou. Como contrapartida, ele defendeu que as empresas ofereçam ônibus novos e com ar-condicionado. A longo prazo, propôs a extensão do BRT de Santa Maria até Luziânia ou a implantação de metrô para atender o Entorno.
Perillo também defendeu mudanças na atuação da RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno) e maior participação do governo federal nos investimentos. Para ele, Goiás, Distrito Federal e União precisam atuar conjuntamente para solucionar problemas da região. "O governo federal precisa colocar dinheiro na RIDE. Os governadores aqui, Goiás e Brasília, vão ter que se articular para valer", afirmou. O candidato também defendeu a criação de polos industriais, a qualificação profissional e a instalação de universidades federais no Entorno como estratégias para gerar empregos e reduzir a dependência dos moradores em relação ao Distrito Federal.
Ao final da sabatina, o candidato afirmou ainda que pretende priorizar a população mais vulnerável: "Eu quero fazer um governo de verdade, um governo de entrega, um governo que olhe para as mães dos autistas e cuide delas, que cuide das pessoas que têm diabetes, que têm problemas renais crônicos, enfim, cuidar das pessoas, cuidar de gente, esse é o meu compromisso”.
Últimas

Comemoração pós-eleição termina em confronto com a polícia e duas prisões em São Sebastião (DF)
Dois homens, de 27 e 38 anos, foram presos em flagrante por dano ao patrimônio público e desacato

Poste cai sobre carro após motorista subir em ciclofaixa e bater contra estrutura no DF
Acidente ocorreu depois que o semáforo fechou e foi registrado por uma câmera de monitoramento

Carro colide contra clínica no DF, e homem aproveita buraco na parede para invadir e atear fogo
Ocorrência foi registrada na 15ª Delegacia de Polícia, que investiga a batida e a invasão em Ceilândia

Polícia fecha sete casas suspeitas de exploração sexual em três meses na Asa Norte, em Brasília
Investigações começaram após denúncias sobre possível exploração sexual de adolescentes

PMDF registra queda de mais de 35% nas ocorrências em relação às eleições de 2022
Operações com drones e câmeras corporais ampliaram controle; ocorrências destacadas incluem tumultos e boca de urna

Homem furta R$ 1.000 de loja de reciclagem e é flagrado por câmeras em São Sebastião (DF)
Suspeito aproveitou que a porta estava entreaberta, entrou no comércio e pegou o dinheiro guardado em um armário

Furto de equipamentos do DER deixa 30 câmeras de monitoramento de trânsito fora do ar no DF
Crime prejudicou o acompanhamento do fluxo de veículos em rodovias como a Estrutural, a EPTG e Epia

Administração de Ceilândia inicia limpeza de lote abandonado após denúncias de moradores no DF
Imóvel ficou abandonado após a morte do proprietário, e os herdeiros já haviam sido notificados pelo DF Legal

Lote abandonado acumula entulho, atrai ratos e preocupa moradores de Ceilândia (DF)
Área também é ocupada por pessoas em situação de rua e tem sido cenário de barulho, brigas e confusões

‘Sou inocente’: suspeito de duplo homicídio no DF deixa prisão e nega participação no crime
Após quase duas semanas preso, suspeito nega participação nas mortes de Larissa Rodrigues e Alan Tons em Ceilândia

Celina é reeleita governadora do DF e terá desafios na saúde, no transporte e na segurança
Com mais quatro anos à frente do governo, governadora terá de responder às principais demandas da população

5.000 policiais reforçam segurança no segundo turno das eleições no DF
Esquema contou com policiamento com viaturas nos 614 locais de votação, além do uso de 15 drones

Programação em Brasília reúne espetáculos de dança, teatro e música neste fim de semana
Entre as opções estão “A Força da Natureza”, “Céu de Pêssego”, e montagens inspiradas na obra de João Guimarães Rosa

RECORD nas Cidades celebra os 37 anos de Sobradinho 2 (DF) com festa, prêmios e serviços
Evento no dia 31 terá sorteios, serviços gratuitos e atividades para os moradores, ao lado da Feira Permanente

Henrique Chaves estreia novo programa na RECORD Brasília com viagem por Recife
Projeto tem direção de Pedro Henrique Chaves, filho do apresentador; estreia será neste sábado (24)
