Secretário de Segurança defende pacto e internação involuntária para enfrentar violência no DF
Após homicídio de idosa em Samambaia e invasão de prédio na Asa Sul, Alexandre Patury defende união entre órgãos públicos
Balanço Geral DF|Do R7
O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Alexandre Patury, comentou os recentes casos de violência registrados em Brasília e no Distrito Federal durante entrevista ao Balanço Geral. Entre os episódios, estão o homicídio de uma idosa de 70 anos em Samambaia, pelo qual um homem que não retornou do saidão é procurado, e a invasão de um prédio na Asa Sul, que terminou com a morte do suspeito após uma intervenção da Polícia Militar.
Sobre o caso de Samambaia, Patury criticou a saída temporária de presos condenados por crimes graves e defendeu o cumprimento integral das penas. “É um homicida estuprador que sai às ruas para cometer o mesmo crime. Não dá para ter compaixão ou ter pena de bandido. Ele deveria ter direito era de cumprir inteiramente a sua pena”, afirmou.
Ao comentar a invasão do prédio na Asa Sul, onde um homem ameaçou moradores e fez uma idosa de 95 anos refém, o secretário defendeu um pacto entre governo, Justiça, Ministério Público, Defensoria e órgãos de assistência para enfrentar a situação de pessoas em situação de rua. Segundo Patury, é preciso diferenciar criminosos de pessoas em vulnerabilidade e de quem apresenta problemas de saúde mental, com medidas como atendimento social, encaminhamento e internação involuntária humanizada quando necessária.
Patury afirmou ainda que a internação involuntária humanizada foi regulamentada pelo governo do DF e que a medida poderá ser utilizada em casos previstos na legislação. Para ele, a segurança pública precisa atuar em conjunto com as áreas de saúde e assistência social para reduzir a vulnerabilidade e evitar que situações de risco evoluam para episódios de violência.
Últimas

Corpo da 19ª vítima de feminicídio no DF é enterrado neste sábado
Mayara Stephanie foi assassinada pelo ex-companheiro na Candangolândia; enterro será às 17h

Dois homens em regime semiaberto roubam arma e são presos em São Sebastião (DF)
Criminosos foram detidos após roubo de arma em UBS; polícia agiu rapidamente

Projeto social oferece exames e óculos para crianças em Brasília
Iniciativa beneficia 300 crianças na Asa Sul, com atendimento oftalmológico gratuito

Plantio de árvores mobiliza voluntários no Parque da Cidade, em Brasília
Evento Ressoar Solidário reúne brasilienses para plantar ipês e conscientizar sobre o meio ambiente

Henrique e Ruan celebram 20 anos de carreira com DVD inédito
A dupla retorna após pausa de quase três anos e grava novo projeto em Brasília

Música, teatro e atrações para toda a família movimentam Brasília no fim de semana
Programação reúne shows, exposições imersivas, peças teatrais, oficinas e atividades gratuitas para diferentes públicos

Dnit não prevê prazo para concluir obra em erosão que ameaça a BR-040
Cratera avançou sobre a marginal e compromete o trânsito; órgão federal não explicou a causa do afundamento

Comerciantes de Águas Claras (DF) denunciam sequência de furtos e cobram segurança
Região teve pelo menos três ocorrências em uma semana; empresário estima prejuízo de até R$ 10 mil após furto

Funcionário é rendido por homens armados durante roubo de carro na Ponte Alta (DF)
Suspeitos chegaram em um veículo prata, apontaram uma arma para a vítima e fugiram; polícia procura informações

GDF explica mudança do Centro Pop da Asa Sul para o Setor de Garagens Oficiais
Transferência ocorreu após reclamações de moradores e instituições de ensino; governo aponta necessidade de espaço maior

Presa dupla suspeita de furtar casas no Park Way e causar prejuízo de mais de R$ 1 milhão
Eles usavam áreas de vegetação para acessar os imóveis e atuavam em momentos estratégicos, como durante a Copa do Mundo

Vizinhos ouviram pedidos de socorro antes de mulher ser morta na Candangolândia (DF)
Mayara Stephany Varela deixa dois filhos, de três e 12 anos; suspeito, ex-companheiro da vítima, está foragido

Mãe de mulher morta pelo ex no DF relata ameaças e luta por pensão alimentícia
Josilene Varela diz que a filha havia procurado a polícia após ofensas; jovem deixa dois filhos, de três e 12 anos

Confusão entre entregador e comerciante termina com condomínio depredado no DF
Após discussão por uma encomenda, grupo de motociclistas foi ao local e quebrou a porta de entrada do prédio

Mulher é morta a tiros pelo ex-companheiro na Candangolândia (DF)
Mayara Stephany Varela, de 30 anos, havia registrado representação após ameaças e perseguições, segundo familiares
