Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bancada do DF no Congresso pede ao STF volta de Ibaneis Rocha

Governador foi afastado do cargo pelo período de 90 dias por determinação do ministro Alexandre de Moraes

Brasília|Sarah Paes, do R7, em Brasília e Yuri Achcar, da Record TV

Bancada do DF durante reunião no gabinete do senador Izalci Lucas, em 2 de fevereiro
Bancada do DF durante reunião no gabinete do senador Izalci Lucas, em 2 de fevereiro Bancada do DF durante reunião no gabinete do senador Izalci Lucas, em 2 de fevereiro

Integrantes da bancada do Distrito Federal no Congresso Nacional divulgaram uma nota na manhã desta terça-feira (7) para defender o retorno do governador afastado Ibaneis Rocha (MDB) ao comando do Governo do Distrito Federal (GDF). Atualmente, o Buriti está sendo chefiado pela vice-governadora eleita Celina Leão (PP).

Com exceção dos deputados federais Érika Kokay (PT) e Professor Reginaldo Veras (PV), no texto, os parlamentares argumentam que não há provas divulgadas do envolvimento de Ibaneis nos atos de vandalismo que ocorreram em Brasília no dia 8 de janeiro. Dessa forma, o grupo entende que “não há justificativas para que o governador permaneça afastado do cargo”.

O pedido é para que o retorno seja imediato, já que os políticos consideram urgente o restabelecimento das “funções para que a capital volte à sua normalidade”. Ibaneis está afastado do cargo desde 9 de janeiro, por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A determinação vale por 90 dias.

À Record TV, Reginaldo Veras explicou que foi contra o pedido, pois ainda espera o laudo que deve ser emitido pela Polícia Federal após a realização de buscas na casa do governador afastado. "Votei contra porque sei que o STF não se sujeitará à pressão de parlamentares. Além disso, não saiu o laudo de busca e apreensão feito pela PF na casa e no escritório do governador. É preciso precaução e deixar o Judiciário fazer seu trabalho", afirmou.

Publicidade

Leia também

Na última quinta-feira (2), a bancada já havia se reunido no gabinete do senador Izalci Lucas (PSDB), com o objetivo de discutir questões e levar ao ministro da Justiça, Flávio Dino, preocupações em relação à segurança do DF.

Veja a íntegra do texto

“A Bancada do Distrito Federal vem a público solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) que avalie o imediato retorno do governador Ibaneis Rocha às suas funções à frente do Governo do Distrito Federal. Há quase um mês e sem provas divulgadas de seu envolvimento nos atos de vandalismo perpetrados no último dia 8 de janeiro, não há justificativas para que o governador permaneça afastado do cargo. Ibaneis Rocha foi eleito pelo povo do Distrito Federal, em primeiro turno, e nós, representantes igualmente eleitos, consideramos urgente que sejam restabelecidas as suas funções para que a capital volte à sua normalidade. Deixamos claro ainda que repudiamos todo e qualquer ato de vandalismo, e esperamos que os responsáveis sejam identificados e igualmente punidos, de acordo com a lei.”

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.