Barroso: 7 de Setembro deve ocorrer com normalidade, mesmo com julgamento de Bolsonaro
Presidente do STF enfatizou que a data da Independência do Brasil deve ser celebrada com alegria por todos os grupos políticos
Brasília|Do Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Para o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luís Roberto Barroso, as comemorações pelo 7 de Setembro devem ocorrer dentro da normalidade, mesmo com o desenrolar do julgamento do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e dos demais réus do núcleo central da tentativa de golpe de Estado.
“É a data da Independência do Brasil que deve ser comemorada com alegria por liberais, por conservadores e por progressistas. Não há nenhuma razão para haver nenhum tipo de tensão no século 21”, disse Barroso a jornalistas durante participação em evento no Rio de Janeiro.
Leia mais
No entendimento dele, é preciso distender o país, o que não implica “abdicar da própria convicção”, mas apenas “viver de uma forma civilizada”.
“Acho que quem é conservador deve defender os seus pontos de vista, quem é progressista deve defender os seus. Ter respeito e consideração pelo outro não significa abrir mão de suas próprias convicções. Alternância do poder é uma bênção”, pontuou o presidente do STF.
Barroso, cuja presidência termina no próximo dia 28 de setembro após um mandato de dois anos, avaliou o período de maneira positiva.
“Conseguimos uma relação harmoniosa com os poderes. Tivemos muitos avanços que não ficaram tão evidentes, como iniciativas para inclusão de gênero e raça, compromisso com questões climáticas, maior acesso à informação. São mudanças com menos apelo, mas importantes para o Judiciário”, listou o presidente do STF.
Perguntas e Respostas
Qual a opinião do ministro Luís Roberto Barroso sobre as comemorações do 7 de Setembro?
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, acredita que as comemorações do 7 de Setembro devem ocorrer normalmente, mesmo com o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros réus relacionados à tentativa de golpe de Estado. Ele enfatizou que a data da Independência do Brasil deve ser celebrada com alegria por todos os grupos políticos.
O que Barroso sugere para a convivência política no Brasil?
Barroso sugere que é necessário distender o país, o que não significa abdicar das próprias convicções, mas sim viver de forma civilizada. Ele defende que tanto conservadores quanto progressistas devem respeitar as opiniões uns dos outros, sem abrir mão de suas próprias crenças.
Como Barroso avalia seu mandato à frente do STF?
Barroso avaliou seu mandato de dois anos de forma positiva, destacando a relação harmoniosa com os poderes e os avanços em áreas como inclusão de gênero e raça, compromisso com questões climáticas e maior acesso à informação. Ele reconhece que essas mudanças podem não ter um apelo tão evidente, mas são importantes para o Judiciário.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
