Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Barroso envia à PGR ação sobre vítimas da Covid contra Bolsonaro 

Representação da Associação de Vítimas e de Familiares de Vítimas acusa o presidente de cometer crimes durante a pandemia

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

Ministro Luís Roberto Barroso durante sessão do Tribunal Superior Eleitoral
Ministro Luís Roberto Barroso durante sessão do Tribunal Superior Eleitoral Ministro Luís Roberto Barroso durante sessão do Tribunal Superior Eleitoral

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma ação criminal apresentada pela Associação de Vítimas e de Familiares de Vítimas da Covid-19 contra o presidente Jair Bolsonaro. A entidade acusa o chefe do Executivo nacional de cometer crimes durante a pandemia de coronavírus.

Na ação, os parentes das vítimas do coronavírus alegam que o presidente da República teve condutas "reveladoras de sabotagens e subterfúgios de toda ordem para retardar, frustrar e sabotar o processo de enfrentamento da pandemia da Covid-19". Além disso, acusam o procurador-geral da República, Augusto Aras, de se omitir.

O procedimento realizado pelo ministro é de praxe. A PGR pode entender que houve crime, apresentar pedido de investigação ou de denúncia, ou pedir o arquivamento das acusações.

A associação acusa Bolsonaro de nove crimes, entre eles, perigo para a vida ou saúde de outrem; subtração; ocultação ou inutilização material de salvamento; epidemia com resultado morte; infração de medida sanitária preventiva; charlatanismo, por indicar à população o uso de remédios sem eficácia contra a doença; incitação ao crime; e falsificação de documento particular.

Publicidade

Os autores apresentaram ao Supremo uma ação penal privada subsidiária da pública, mecanismo utilizado quando o Ministério Público deixa de executar sua função. A associação alega que denúncias foram feitas à PGR, mas que o caso não teve andamento por parte do órgão.

Um dos exemplos citados é um pedido de informações na PGR sobre as investigações realizadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, no Senado, que ficou sem resposta.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.