Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Batalhão Ambiental resgata araras em cativeiro ilegal no DF

Os animais eram mantidos em uma gaiola; eles passarão por exames e posteriormente serão reinseridos na natureza

Brasília|Iasmim Albuquerque*, do R7, em Brasília

Araras foram encaminhadas para o IBAMA
Araras foram encaminhadas para o IBAMA

Duas araras, que eram mantidas em cativeiro, foram resgatadas de uma residência em Samambaia (DF) no domingo (15), pelo Batalhão Ambiental (IBRAM).

Os animais foram apreendidos e encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA. 

As araras passarão por exames e posteriormente serão reinseridos na natureza. De acordo com os militares, eles chegaram até o local por meio de uma denúncia anônima.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

O número de ocorrências de criação clandestina de araras-canindé registrou queda este ano no Distrito Federal. Dados da Polícia Ambiental apontaram que este ano os casos caíram de 13 para 6, em relação ao mesmo período de 2022, o número representa uma queda de 53% no número de ocorrências.


A arara canindé, também conhecida como arara-da-barriga-amarela, é uma das mais conhecidas na América do Sul. A espécie chama a atenção pela plumagem, além de se adaptar com certa facilidade a outros ambientes e por conseguir imitar palavras.

A criação de animais silvestres sem autorização configura crime ambiental conforme previsto na Lei nº 9.605, de 1998. Os responsáveis por manter as aves em cativeiro serão autuados pela prática de crime ambiental e podem pegar de seis meses a um ano de detenção, além de multa, a depender do agravamento do caso. A multa pode chegar a R$ 5 mil por espécime mantido em cativeiro ilegal. 

*Sob supervisão de Fausto Carneiro

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.