BNDES e banco asiático firmam acordo de R$ 16,7 bi; parte vai para reconstrução do RS
Principais áreas para onde vai o dinheiro são transporte, conectividade energética e digital, água e saneamento
Brasília|Do R7
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB) assinaram um Memorando de Entendimento nesta segunda-feira (18), durante a Cúpula de Líderes do G20. O acordo prevê a disponibilização de R$ 16,7 bilhões do AIIB ao BNDES para investimentos em projetos no Brasil.
O objetivo do memorando é complementar o financiamento de projetos alinhados ao Fundo Clima e ao Novo PAC. O objetivo é promover a integração econômica entre Brasil e Ásia nos setores de infraestrutura de transporte, conectividade energética e digital, água e saneamento.
Leia mais
Além disso, as duas instituições vão colaborar no financiamento de projetos de reconstrução no estado do Rio Grande do Sul e no apoio a projetos de desenvolvimento urbano e infraestrutura social para a COP-30, que será realizada em Belém. A cooperação também visa mobilizar capital privado para projetos de infraestrutura.
Para Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, o acordo cumpre a missão da instituição brasileira de “promover o desenvolvimento econômico e social do país, diversificando suas fontes de financiamento e buscando importantes parceiros internacionais para projetos sustentáveis e de infraestrutura que beneficiem tanto o Brasil quanto a Ásia”.
Desenvolvimento no Brasil e na Ásia
A cerimônia de assinatura ocorreu na Marina da Glória, local reservado para delegações oficiais, e contou com a presença, além de Mercadante, de Jin Liqun, presidente do AIIB, Konstantin Limitovskiy, vice-presidente do AIIB, e Nelson Barbosa, diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES.
“Nossa colaboração expandida nos permitirá apoiar projetos de infraestrutura e iniciativas estratégicas que impulsionem o desenvolvimento sustentável e fomentem o crescimento econômico no Brasil, na Ásia e além. Esperamos contribuir para os objetivos da COP-30 por meio do cofinanciamento de projetos estratégicos de clima e adaptação no Brasil”, opinou Limitovskiy.
O AIIB é um banco multilateral focado no desenvolvimento da Ásia, com sede em Pequim, China, e membros de todo o mundo, incluindo o Brasil.