Brasília Bolsonaro chega em Londres neste domingo e pode ser recebido pelo rei Charles III

Bolsonaro chega em Londres neste domingo e pode ser recebido pelo rei Charles III

Encontro do presidente com o monarca está previsto para ocorrer durante uma recepção oferecida pelo próprio rei no final da tarde

Jair Bolsonaro durante desembarque do Avião Presidencial, em maio de 2019

Jair Bolsonaro durante desembarque do Avião Presidencial, em maio de 2019

Marcos Corrêa/PR - 17.5.2019

O presidente Jair Bolsonaro chega em Londres na manhã deste domingo (18) para participar das celebrações em torno da despedida da rainha da Inglaterra Elizabeth 2ª, que morreu no dia 8 deste mês, na Escócia.

Já no início da tarde, o presidente visitará a Câmara Ardente da rainha Elizabeth 2ª, assinará o Livro de Condolências e gravará uma mensagem. O encontro com o rei Charles III – que assumiu o trono após o falecimento da mãe – está previsto para ocorrer durante uma recepção oferecida pelo monarca no final da tarde.

Após as celebrações, Bolsonaro seguirá para Nova York, nos Estados Unidos, no final da tarde desta segunda-feira (19), para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas, nesta terça-feira (20). Tradicionalmente, o representante do Brasil é o primeiro a discursar na cerimônia, que reúne as lideranças de 193 países.

Morte da rainha

A rainha Elizabeth 2ª morreu no Palácio de Balmoral, na Escócia, onde passava férias desde julho. Ela ocupou o trono por mais de 70 anos e foi a monarca mais longeva da história do Reino Unido. Aos 96 anos, Elizabeth 2ª era a monarca reinante mais velha do mundo.

"A rainha faleceu pacificamente em Balmoral nesta tarde", informou o Palácio de Buckingham em comunicado. A informação também foi divulgada no perfil nas redes sociais da família real:

Assim que um comunicado do Palácio de Buckingham informou que Elizabeth estava sob supervisão médica e que seu estado preocupava, os membros da família real começaram a viajar para a Escócia.

Em fevereiro deste ano, a rainha pegou Covid-19, mas apresentou apenas sintomas leves de um resfriado e não teve grandes complicações.

Em junho, foi celebrado o Jubileu de Platina da rainha Elizabeth 2ª, que comemorou os 70 anos no trono britânico. Ela superou o recorde anterior, que pertencia à sua tataravó, a rainha Vitoria, que reinou durante 63 anos, 7 meses e 2 dias (de 20 de junho de 1837 até sua morte, em 22 de janeiro de 1901).

Últimas