Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolsonaro concede medalha a ministros e autoridades; veja a lista

General indicado para assumir o Exército a partir do ano que vem, Júlio Cesar de Arruda está entre os agraciados com a honraria

Brasília|Plínio Aguiar, do R7 em Brasília

O presidente Jair Bolsonaro (PL) durante evento público
O presidente Jair Bolsonaro (PL) durante evento público O presidente Jair Bolsonaro (PL) durante evento público

O presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu, na manhã desta terça-feira (13), a medalha do Mérito Mauá a diversos ministros, parlamentares e autoridades. A honraria é dada a pessoas que contribuíram com o setor de transportes. A lista completa foi divulgada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).

Receberam a medalha os ministros Adolfo Sachsida (Minas e Energia), Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública), Carlos Brito (Turismo), Célio Faria Júnior (Secretaria de Governo), Daniel Ferreira (Desenvolvimento Regional), José Carlos Oliveira (Trabalho e Previdência), Marcos Montes (Agricultura), Paulo Alvim (Ciência), Ronaldo Bento (Cidadania) e Cristiane Britto (Mulher, Família e Direitos Humanos).

Entram na lista ainda diversos parlamentares que apoiam o chefe do Executivo, como os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Soraya Santos (PL-RJ), os senadores Carlos Portinho (PL-RJ) e Elmano Férrer (PP-PI), além dos governadores Romeu Zema (Novo-MG), Cláudio Castro (PL-RJ), Ibaneis Rocha (MDB-DF), Mauro Menezes (União Brasil-MT), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Carlos Júnior (PSD-PR).

Na categoria de Serviços Relevantes, Bolsonaro concedeu a honraria ao general Júlio Cesar de Arruda, chefe do departamento de engenharia e construção do Exército. O militar foi escolhido pelo futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, para comandar o Exército na gestão do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Publicidade

Lula havia dito anteriormente que os comandantes das Forças Armadas seriam os oficiais mais antigos, como prevê a tradição militar. Dessa forma, são cotados o general Júlio Arruda para o Exército, o almirante Renato Rodrigues Aguiar Freire para a Marinha e o brigadeiro Marcelo Damasceno para a Aeronáutica.

Confira, neste link, a lista completa dos agraciados com a medalha.

Publicidade

Leia também

Medalha

Instituída em 1965, a condecoração foi extinta durante o governo do ex-presidente Fernando Collor e restabelecida em 1999. A honraria é concedida a pessoas físicas ou jurídicas, civis ou militares, nacionais ou estrangeiros que tenham trabalhado de modo superior à natural expectativa para a expansão e o aperfeiçoamento dos transportes no Brasil.

São duas as categorias da medalha: Cruz Mauá e Serviços Relevantes. Nessa última, são condecorados aqueles que "trabalharam de modo superior à natural expectativa para a expansão e o aperfeiçoamento dos transportes no Brasil".

Recebem a Cruz Mauá aqueles que participaram "com valiosa cooperação para a concretização dos objetivos previstos nos planos e programas de trabalho do setor e aqueles que, pelo profundo conhecimento de técnicas próprias de suas atividades, tenham apresentado contribuição efetiva à elevação do nível de eficiência do serviço".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.