Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula se reúne com escolhido para a Defesa e com comandantes militares nesta sexta-feira

Nomes dos novos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica ainda não foram formalizados pelo governo eleito

Brasília|Hellen Leite, Plínio Aguiar e Bruna Lima, do R7, em Brasília

Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, durante coletiva de imprensa no CCBB
Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, durante coletiva de imprensa no CCBB

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai se reunir, ainda nesta sexta-feira (9), com José Múcio — escolhido para assumir o Ministério da Defesa no novo governo — e com comandantes das Forças Armadas. O encontro deve acontecer à tarde, após o jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo.

"Ele vai conversar com os comandantes, escolher os comandantes e levar os nomes para eu aprovar. Tenho certeza que o José Múcio escolherá os melhores comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica", disse Lula.

Lula tinha indicado anteriormente que os comandantes das Forças Armadas — Exército, Marinha e Aeronáutica — seriam os oficiais mais antigos de cada Força, como prevê a tradição militar. São cotados o general Júlio Cesar de Arruda, para o Exército; o almirante Renato Rodrigues Aguiar Freire, para a Marinha, e o brigadeiro Marcelo Damasceno, para a Aeronáutica.

O presidente eleito criticou o uso político das Forças Armadas. "Eu tenho certeza que as Forças Armadas irão cumprir aquilo que é a missão principal deles: cuidar da segurança desse país", disse.


A Defesa não ganhou um grupo de trabalho específico durante a transição. O trabalho agora deve ser liderado pelo novo ministro, que é visto como alguém com capacidade de transitar entre petistas e militares.

Leia também

Múcio é ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais entre 2007 e 2009, durante o segundo mandato de Lula na Presidência da República. Também foi deputado federal por Pernambuco por cinco mandatos, de 1991 a 2007.

Como mostrou a colunista do R7 e apresentadora da Record TV Christina Lemos, a escolha de Múcio busca "retomar a institucionalidade nas relações" com os militares, segundo uma fonte próxima a ambos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.