Lula se reúne com escolhido para a Defesa e com comandantes militares nesta sexta-feira
Nomes dos novos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica ainda não foram formalizados pelo governo eleito
Brasília|Hellen Leite, Plínio Aguiar e Bruna Lima, do R7, em Brasília
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai se reunir, ainda nesta sexta-feira (9), com José Múcio — escolhido para assumir o Ministério da Defesa no novo governo — e com comandantes das Forças Armadas. O encontro deve acontecer à tarde, após o jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo.
"Ele vai conversar com os comandantes, escolher os comandantes e levar os nomes para eu aprovar. Tenho certeza que o José Múcio escolherá os melhores comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica", disse Lula.
Lula tinha indicado anteriormente que os comandantes das Forças Armadas — Exército, Marinha e Aeronáutica — seriam os oficiais mais antigos de cada Força, como prevê a tradição militar. São cotados o general Júlio Cesar de Arruda, para o Exército; o almirante Renato Rodrigues Aguiar Freire, para a Marinha, e o brigadeiro Marcelo Damasceno, para a Aeronáutica.
O presidente eleito criticou o uso político das Forças Armadas. "Eu tenho certeza que as Forças Armadas irão cumprir aquilo que é a missão principal deles: cuidar da segurança desse país", disse.
A Defesa não ganhou um grupo de trabalho específico durante a transição. O trabalho agora deve ser liderado pelo novo ministro, que é visto como alguém com capacidade de transitar entre petistas e militares.
Leia também
Múcio é ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais entre 2007 e 2009, durante o segundo mandato de Lula na Presidência da República. Também foi deputado federal por Pernambuco por cinco mandatos, de 1991 a 2007.
Como mostrou a colunista do R7 e apresentadora da Record TV Christina Lemos, a escolha de Múcio busca "retomar a institucionalidade nas relações" com os militares, segundo uma fonte próxima a ambos.