Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Bolsonaro critica atual cobrança do Imposto de Renda e diz que tabela será alterada

Presidente chamou tributo de 'redutor de renda' e disse que é cedo 'afirmar o percentual de redução' das alíquotas

Brasília|Do R7, em Brasília

Jair Bolsonaro, ao lado da intérprete de Libras, durante transmissão ao vivo nesta quinta (4)
Jair Bolsonaro, ao lado da intérprete de Libras, durante transmissão ao vivo nesta quinta (4)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou uma redução nas atuais alíquotas do Imposto de Renda. A divulgação foi feita nesta quinta-feira (4), durante a transmissão ao vivo que faz semanalmente. Ele chamou o tributo de "redutor de renda".

Tabela de incidência mensal sobre o IRPF
Tabela de incidência mensal sobre o IRPF

"Nós não corrigimos a tabela do Imposto de Renda em anos anteriores por causa da pandemia. A economia, realmente, era uma incógnita, o que poderia acontecer, e não tínhamos margem. Agora está garantido com a equipe econômica", afirmou.

Apesar da intenção, o presidente disse que ainda não é possível afirmar o percentual de redução. "Não batemos o martelo, mas [vamos] corrigir a tabela do Imposto de Renda, que, cada vez mais, vem se transformando não em tabela do Imposto de Renda, mas, sim, redutor de renda", afirmou o presidente.

Desemprego

Também na transmissão, segundo defendeu Bolsonaro, o governo federal, durante a sua gestão, foi o responsável por reduzir o desemprego em 3 pontos percentuais. "Eu peguei uma taxa de desemprego de 12,3% e agora, este ano, já estamos com 9,3%", afirmou. "E olha que nesses três anos e meio pegamos uma pandemia que atingiu o mundo todo", disse.

O presidente também afirmou que está "cada vez mais diminuindo impostos no Brasil", citando como exemplo a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de "centenas de produtos no Brasil".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.