Bolsonaro embarca para o Brasil; ex-presidente chegará ao país nesta quinta
Depois de três meses nos Estados Unidos, Bolsonaro retorna ao Brasil; chegada dele está prevista para as 7h, em Brasília
Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) embarcou na noite desta quarta-feira (29) no Aeroporto de Orlando, nos Estados Unidos, para voltar ao Brasil. A chegada dele no país está prevista para as 6h40 em um voo que vai pousar no Aeroporto Internacional de Brasília.
Depois de desembarcar em solo brasileiro, o ex-presidente segue para uma recepção na sede do Partido Liberal, onde vai se encontrar com correligionários. Bolsonaro será recebido pela esposa e ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e pelo secretário de relações institucionais do partido, general Walter Braga Netto.
“Não está previsto qualquer evento ou fala do ex-presidente. Ele deverá receber cumprimentos de parlamentares do PL e de outras autoridades num espaço reservado dentro do Complexo Brasil 21, com acesso restrito. O encontro será fechado”, informou o PL.
Como mostrou o blog do Nolasco, o ex-presidente disse que não espera ser recebido com a realização de uma festa. “Não sei o que está sendo programado, desconheço. Pretendo descer [do avião] como um passageiro normal. Pretendo, né? Se vai ter gente ou não, eu não sei. Minha ideia é voltar e viver com normalidade no Brasil”, disse. A Polícia Federal, no entanto, determinou que o ex-presidente não circule pelas áreas comuns do saguão do aeroporto da capital federal.
O PL afirmou, ainda, que Bolsonaro vai assumir na próxima semana a função de presidente de honra do partido e deve despachar em um escritório montado pela legenda no final do ano passado. O PL não informou o salário que ex-presidente vai receber.
Bolsonaro viajou para os Estados Unidos, um dia antes de terminar o mandato, em 30 de dezembro de 2022. Ele optou por sair do país e não participar da cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ocorreu em 1º de janeiro.