Bolsonaro lidera cenários de segundo turno com Lula e Haddad, segundo pesquisa CNT
Levantamento aponta cenário polarizado, equilíbrio entre eleitores de centro e ausência de favorito claro
Brasília|Do R7, em Brasília

A sucessão presidencial de 2026 caminha para uma disputa acirrada, segundo a 164ª Pesquisa CNT de Opinião, divulgada nesta terça-feira (17). Mas o ex-presidente Jair Bolsonaro leva uma ligeira vantagem em cenários para o segundo turno.
Nesse caso, Bolsonaro aparece numericamente à frente de seus adversários. Contra Luiz Inácio Lula da Silva, tem 43,9% das intenções de voto, enquanto o petista soma 41,4%.
A diferença é semelhante no embate com Fernando Haddad, com Bolsonaro marcando os mesmos 43,9% ante 38,4% do ministro da Fazenda.
Outras simulações evidenciam empates ainda mais apertados. Lula e Tarcísio de Freitas aparecem com 41,1% e 40,4%, respectivamente. Já o governador paulista lidera discretamente sobre Haddad, com 39,0% contra 37,0%.
Bolsonaro, porém, está inelegível até 2030, após condenação por abuso de poder político em duas ações no TSE. Até lá, portanto, não poderá concorrer.
Os cenários e seus resultados são:
- CENÁRIO 1 – 2º turno (Jair Bolsonaro vs. Lula):
◦ Jair Bolsonaro: 43,9%
◦ Lula: 41,4%
◦ Branco/Nulo: 11,6%
◦ Indeciso: 3,1%
- CENÁRIO 2 – 2º turno (Lula vs. Tarcísio de Freitas):
◦ Lula: 41,1%
◦ Tarcísio de Freitas: 40,4%
◦ Branco/Nulo: 13,3%
◦ Indeciso: 5,2%
- CENÁRIO 3 – 2º turno (Jair Bolsonaro vs. Fernando Haddad):
◦ Jair Bolsonaro: 43,9%
◦ Fernando Haddad: 38,4%
◦ Branco/Nulo: 13,4%
◦ Indeciso: 4,3%
- CENÁRIO 4 – 2º turno (Tarcísio de Freitas vs. Fernando Haddad):
◦ Tarcísio de Freitas: 39,0%
◦ Fernando Haddad: 37,0%
◦ Branco/Nulo: 16,8%
◦ Indeciso: 7,2%
Branco, nulos e indecisos ainda altos
Os percentuais de votos em branco, nulos e indecisos permanecem altos, indicando espaço para mudanças até o início da campanha. No cenário entre Tarcísio e Haddad, por exemplo, os votos não direcionados somam 24%.
A divisão do eleitorado também se expressa na resposta sobre o perfil desejado para o próximo presidente. Um terço dos entrevistados (33%) prefere um candidato alinhado ao grupo político de Bolsonaro.
Outros 31% indicam preferência por nomes ligados ao campo de Lula. Um grupo igualmente expressivo (31%) diz buscar uma alternativa fora desses dois polos.
A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 15 de junho, com 2.002 entrevistas presenciais em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança, de 95%.
Primeiro turno
No cenário estimulado de primeiro turno, Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro aparecem tecnicamente empatados, com 31,1% e 31,7% das intenções de voto, respectivamente.
Ambos registraram oscilações positivas desde o último levantamento realizado em fevereiro, indicando uma consolidação de suas bases eleitorais.
Nenhum outro nome testado alcançou dois dígitos de preferência, reforçando o domínio dos dois ex-presidentes no debate político atual.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
