Bolsonaro participa de desfile cívico-militar de 7 de Setembro
Presidente quebrou o protocolo e andou por cerca de 15 minutos na Esplanada para cumprimentar apoiadores
Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília
A menos de um mês para o primeiro turno das eleições deste ano, o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) participou do desfile-cívico-militar nesta quarta-feira (7), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Bolsonaro quebrou o protocolo e andou por cerca de 15 minutos na Esplanada para cumprimentar apoiadores antes de se sentar na tribuna presidencial. O desfile foi autorizado pelo chefe do Executivo às 9h26, e a esquadrilha da fumaça fez a tradicional apresentação de acrobacias aéreas pelo céu da capital federal.
Desfilaram pela Esplanada a Marinha, o Exército, a Aeronáutica, a Polícia Rodoviária Federal, a Força Nacional de Segurança, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. O percurso é de dois quilômetros.
Na cerimônia, ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram durante na Segunda Guerra Mundial — entre os anos de 1939 a 1945 — também participam do desfile deste 7 de Setembro, além de crianças e atletas atendidos pelo programa Forças no Esporte, do Ministério da Defesa.
Representantes do agronegócio também compareceram ao evento. Tratores, maquinários e outros veículos usados no setor desfilaram na Esplanada dos Ministérios. Crianças que estão no ensino domiciliar também desfilaram.
Os presidentes do Supremo Tribunal Federal, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Luiz Fux, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respectivamente, não compareceram. Já os ministros de Estado, como Paulo Guedes (Economia), Ciro Nogueira (Casa Civil) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) estiveram na Esplanada.
O 7 de Setembro de 2022 foi marcado também por manifestações políticas, dado que o evento se dá a menos de um mês para o primeiro turno das eleições. O próprio presidente Jair Bolsonaro tem convocado, há meses, seus apoiadores para a cerimônia.
Esquema de segurança
A Esplanada dos Ministérios tem esquema de segurança diferente nesta quarta-feira, com a participação da Força Nacional, de atiradores de elite, cavalaria, cães e batalhão de choque. Há ainda atenção especial ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).
Nos últimos meses, a Secretaria de Segurança Pública realizou ações especializadas para identificar, avaliar e acompanhar ameaças reais ou potenciais durante o ato. A Procuradoria-Geral da República também analisa eventuais medidas criminosas.