Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Bolsonaro pede autorização para receber visitas semanais de presidente do PL e líder da oposição

Uma terceira solicitação também foi feita ao STF para permissão de encontro com o líder do PL na Câmara

Brasília|Yumi Kuwano, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A defesa de Jair Bolsonaro pediu autorização ao STF para encontros semanais com Valdemar da Costa Neto, presidente do PL.
  • Justificativa apresentada envolve necessidade de coordenação de ações políticas e pautas institucionais.
  • Solicitaram também visitas do líder da oposição no Senado, Rogério Marinho, e do deputado Sóstens Cavalcante.
  • Os pedidos foram feitos após a condenação de Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por crimes relacionados a uma trama golpista.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Objetivo do encontro é coordenar pautas institucionais e planejar ações políticas
Objetivo do encontro entre Bolsonaro e Valdemar é coordenar pautas institucionais e planejar ações políticas Divulgação/PL/Arquivo

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou nesta segunda-feira (15) ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes uma autorização para ser visitado todas as semanas pelo presidente do PL, Valdemar da Costa Neto. Os encontros aconteceriam na casa de Bolsonaro, em Brasília, onde ele cumpre prisão domiciliar.

A justificativa dada pelos advogados de Bolsonaro foi a necessidade de “interlocução com o dirigente máximo” do partido. Segundo o documento, a função demanda contato direto e frequente entre eles para coordenar “pautas institucionais e planejamento de ações políticas de alcance nacional”.


Leia mais

Os advogados também pediram a visita semanal do líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), para manter tratativas institucionais contínuas com o senador. O objetivo é definir estratégias e acompanhar pautas relevantes.

Um terceiro documento assinado por Celso Vilardi, Paulo Bueno e Daniel Tesser pede autorização para uma visita do deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do PL na Câmara. O pedido é para um único encontro e ainda terá data ajustada.


Anistia

Também nesta segunda, a defesa do ex-presidente solicitou autorização para receber as visitas do relator do projeto de anistia na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) da Câmara, deputado Rodrigo Valadares (União Brasil-SE), e do senador Wilder Morais (PL-GO).

A justificativa para os dois encontros seria em “razão da necessidade de diálogo pessoal”. O ministro Alexandre de Moraes ainda não se manifestou sobre as solicitações.


Os pedidos foram apresentados dias depois de a Primeira Turma do Supremo condenar Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por crimes praticados no contexto da trama golpista.

Perguntas e respostas

Qual foi a solicitação feita pela defesa de Jair Bolsonaro ao STF?


A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, autorização para ter encontros semanais com o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, em sua casa, onde cumpre prisão domiciliar em Brasília.

Qual a justificativa apresentada para esses encontros?

A justificativa é a necessidade de “interlocução com o dirigente máximo” do partido, visando coordenar “pautas institucionais e planejamento de ações políticas de alcance nacional”.

Quem mais está incluído nas solicitações de visita?

Além de Valdemar da Costa Neto, os advogados pediram a visita semanal do líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), para manter tratativas institucionais contínuas. Também foi solicitado um encontro único com o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), com data a ser ajustada.

Quais outros encontros foram solicitados pela defesa de Bolsonaro?

A defesa também solicitou autorização para receber as visitas do relator do projeto de anistia na CCJ, Rodrigo Valadares (União Brasil-SE), e do senador Wilder Morais (PL-GO), justificando a necessidade de diálogo pessoal.

O que se sabe sobre a resposta do ministro Alexandre de Moraes?

Até o momento, o ministro Alexandre de Moraes não se manifestou sobre as solicitações feitas pela defesa de Jair Bolsonaro.

Qual o contexto das solicitações feitas pela defesa?

Os pedidos foram apresentados dias após a Primeira Turma do Supremo condenar Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por crimes relacionados a uma trama golpista.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.