Bolsonaro vai a evento de filiação de Eduardo e Bia Kicis ao PL
Partido deve ficar com a maior bancada da Câmara dos Deputados após janela partidária
Brasília|Mariana Londres, do R7, em Brasília
O presidente da República, Jair Bolsonaro, prestigiou o evento de filiação de novos quadros ao PL (Partido Liberal). O ato ocorre em Brasília neste sábado (19), e entre os parlamentares que vão para a sigla estão os deputados federais Eduardo Bolsonaro (União-SP), Bia Kicis (União-DF), Caroline de Toni (União-SC) e Coronel Armando (União-SC).
Na chegada à cerimônia, na sede do PL, Bolsonaro entrou pela garagem e não falou com jornalistas. Ele estava acompanhado do senador Jorginho Mello (PL-SC) e do secretário especial da Cultura, Mário Frias. Frias se filiou ao PL na semana passada, e neste sábado o partido também recebeu a filiação do secretário especial da Pesca, Jorge Seif.
Na saída da cerimônia, Bia Kicis afirmou que os novos filiados reforçam o apoio a Bolsonaro. "Tem vários pré-canditados também, seja a federal, a distrital, esse é um novo movimento que está surgindo aqui no DF. Querem apoiar uma pauta conservadora, querem apoiar o presidente Jair Bolsonaro."
As mudanças representam uma nova baixa para o União-Brasil, fruto da fusão do PSL com o DEM, que se tornou o maior partido da Câmara dos Deputados. Assim, com a chegada de mais parlamentares, o PL deve ser o partido que mais aumentará de tamanho na Casa. O período de janela partidária, que foi aberto em março, se estende até 1º de abril. Nesse prazo, a Justiça eleitoral permite que os parlamentares que visam concorrer às eleições de outubro troquem de legenda sem perder o mandato.
Bolsonaro, que estava sem partido desde 2019, depois que deixou o PSL, passou a integrar o PL em novembro do ano passado. Na esteira do presidente, outros se filiaram à legenda, como o senador Flávio Bolsonaro e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.