Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolsonaro vai a evento de filiação de Eduardo e Bia Kicis ao PL

Partido deve ficar com a maior bancada da Câmara dos Deputados após janela partidária

Brasília|Mariana Londres, do R7, em Brasília

Bia Kicis e Jair Bolsonaro
Bia Kicis e Jair Bolsonaro Bia Kicis e Jair Bolsonaro

O presidente da República, Jair Bolsonaro, prestigiou o evento de filiação de novos quadros ao PL (Partido Liberal). O ato ocorre em Brasília neste sábado (19), e entre os parlamentares que vão para a sigla estão os deputados federais Eduardo Bolsonaro (União-SP), Bia Kicis (União-DF), Caroline de Toni (União-SC) e Coronel Armando (União-SC). 

Na chegada à cerimônia, na sede do PL, Bolsonaro entrou pela garagem e não falou com jornalistas. Ele estava acompanhado do senador Jorginho Mello (PL-SC) e do secretário especial da Cultura, Mário Frias. Frias se filiou ao PL na semana passada, e neste sábado o partido também recebeu a filiação do secretário especial da Pesca, Jorge Seif. 

Grupo de parlamentares que se filiaram ao PL
Grupo de parlamentares que se filiaram ao PL Grupo de parlamentares que se filiaram ao PL

Na saída da cerimônia, Bia Kicis afirmou que os novos filiados reforçam o apoio a Bolsonaro. "Tem vários pré-canditados também, seja a federal, a distrital, esse é um novo movimento que está surgindo aqui no DF. Querem apoiar uma pauta conservadora, querem apoiar o presidente Jair Bolsonaro." 

As mudanças representam uma nova baixa para o União-Brasil, fruto da fusão do PSL com o DEM, que se tornou o maior partido da Câmara dos Deputados. Assim, com a chegada de mais parlamentares, o PL deve ser o partido que mais aumentará de tamanho na Casa. O período de janela partidária, que foi aberto em março, se estende até 1º de abril. Nesse prazo, a Justiça eleitoral permite que os parlamentares que visam concorrer às eleições de outubro troquem de legenda sem perder o mandato. 

Bolsonaro, que estava sem partido desde 2019, depois que deixou o PSL, passou a integrar o PL em novembro do ano passado. Na esteira do presidente, outros se filiaram à legenda, como o senador Flávio Bolsonaro e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.