Boulos diz que governo avalia tarifa zero no transporte e fala em simpatia de Lula com medida
Gratuidade no transporte é realidade em 154 cidades do país; em algumas, são aplicadas tarifas universais e, em outras, parciais
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, afirmou nesta terça-feira (25) que o Ministério da Fazenda estuda a viabilidade de um programa tarifa zero no transporte público do Brasil. Na ocasião, o chefe da pasta chegou a dizer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem “simpatia com a ideia”.
“O transporte público municipal, o transporte público é sobretudo dos municípios. Para você fazer uma política geral de tarifa zero, isso implica na questão do cid, implica em você construir uma condição financeira que sustente essa tarifa”, disse Boulos.
Em outubro, o tema foi citado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que alegou que a proposta de tarifa zero no transporte público deve integrar a campanha de reeleição do presidente Lula em 2026.
Veja mais
Haddad comentou, ainda, que Lula considera o tema estratégico para os trabalhadores, o meio ambiente e a mobilidade urbana.
Brasil triplica número de cidades com tarifa zero no transporte coletivo
Possível promessa de campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a gratuidade no transporte público já é realidade em 154 cidades do país. Em algumas, são aplicadas tarifas universais e, em outras, taxas parciais. Apesar de o número representar 2,7% dos municípios brasileiros, locais que contam com o benefício cresceram 274% em quase cinco anos, apontam dados da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos).
O relatório, referente ao período de 2020 a maio de 2025, aponta que o número de cidades com tarifa zero saltou de 41 para 154. Hoje, do total, 127 contam com a tarifa zero universal, ou seja, os usuários podem usar o transporte público de forma totalmente gratuita durante todos os dias da semana.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















