Boulos promete ‘levar governo às ruas’, e Macêdo diz sair ‘com dever cumprido’ após troca
Guilherme Boulos assume o comando da Secretaria-Geral no lugar de Márcio Macêdo, que vai disputar as eleições de 2026
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Após ser confirmado nesta segunda-feira (20) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos agradeceu a confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que sua principal missão será aproximar o governo da população
“Agradeço ao presidente Lula pelo convite para ser ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. Minha principal missão será ajudar a colocar o governo na rua, levando as realizações e ouvindo as demandas populares em todos os estados do Brasil”, escreveu Boulos nas redes sociais.
O novo ministro vai assumir o lugar de Márcio Macêdo, que deixa o cargo para se preparar para as eleições de 2026. A nomeação será publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (21).
A Secretaria-Geral da Presidência é responsável pela interlocução do governo com movimentos sociais. Boulos, que tem origem nos movimentos sociais, afirmou que pretende levar essa experiência para o Planalto.
“Minha grande escola de vida e de luta foi o movimento social brasileiro, e levarei esse aprendizado agora ao Planalto. Presidente, sua confiança será honrada com muito trabalho”, disse.
Ele também cumprimentou seu antecessor e destacou a continuidade das ações da pasta. “Cumprimento o ministro Márcio Macêdo por sua atuação dedicada e o compromisso com os movimentos sociais ao longo destes quase três anos. Seguiremos este trabalho com dedicação”, afirmou.
Macêdo diz que vai disputar as eleições do ano que vem
Márcio Macêdo confirmou que deixará o cargo para disputar as eleições de 2026 e afirmou sair “com o sentimento de dever cumprido”. “Entregamos tudo o que prometemos durante a campanha”, declarou.
Em pronunciamento, o agora ex-ministro fez um balanço de sua trajetória ao lado de Lula e expressou gratidão ao presidente.
“Sou profundamente grato ao presidente Lula, com quem tenho caminhado lado a lado desde 2015, na tesouraria do PT, nas caravanas ‘Lula pelo Brasil’, na luta pela liberdade do presidente, na coordenação da campanha vitoriosa de 2022, na transição de governo e, nos últimos dois anos e nove meses, como ministro.”
Macêdo destacou que todas as propostas da Secretaria-Geral ligadas à participação social “ou já foram realizadas ou estão em processo de realização” e afirmou que continuará ao lado de Lula em sua nova etapa política.
“Quero dizer, presidente Lula, muito obrigado e dizer que estamos juntos nesse novo ciclo que se avizinha e nessa nova batalha que vamos enfrentar juntos”, concluiu.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
