Brasil ‘começa protocolo de negociação’ com os EUA após conversa entre Rubio e Vieira; veja análise
Secretário de Estado americano e ministro das Relações Internacionais brasileiro se falaram por telefone nesta quinta (9); especialista explica próximos passos
Brasília|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações Internacionais do Brasil, Mauro Vieira, conversaram por telefone nesta quinta-feira (9). Eles também combinaram uma reunião em Washington (EUA).
“Ainda estamos nos passos iniciais, mas nós podemos dizer que sim, o Brasil agora começou o protocolo de negociação com os Estados Unidos”, afirma Alexandre Pires, professor de relações internacionais, em entrevista ao Hora News.
Segundo o especialista, o próximo passo é discutir qual será a pauta negociada pelos países: “Nós sabemos que o governo brasileiro quer que a pauta seja puramente econômica, ou seja, sem nenhum componente político ou geopolítico”.
O Brasil vai tentar conversar sobre o aumento da lista de produtos isentos do tarifaço, “ou a derrubada da sobretarifa de 40%, ficando só com a de 10%”, explica Pires. Sobre os próximos passos, o professor explica que serão definidas a delegação, a agenda, as datas, os encontros e as pautas.
“E aí depois disso, tudo isso muito costurado, seria marcado o encontro dos dois chefes de Estado, provavelmente na Casa Branca, para que fosse assinado um tratado, e nesse acordo definiria a relação entre Brasil e Estados Unidos do ponto de vista comercial”, completa.

Perguntas e Respostas
### Qual foi o assunto da conversa entre Marco Rubio e Mauro Vieira?
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações Internacionais do Brasil, Mauro Vieira, conversaram por telefone sobre o início de um protocolo de negociação entre os dois países.
### Quais são os próximos passos nas negociações entre Brasil e Estados Unidos?
O próximo passo é discutir a pauta a ser negociada, que o governo brasileiro deseja que seja puramente econômica, sem componentes políticos ou geopolíticos.
### O que o Brasil pretende discutir nas negociações?
O Brasil pretende discutir o aumento da lista de produtos isentos de tarifas e a redução da sobretarifa de 40% para apenas 10%.
### Como será estruturada a continuidade das negociações?
Serão definidas a delegação, a agenda, as datas, os encontros e as pautas. Após essa organização, está previsto um encontro entre os chefes de Estado, possivelmente na Casa Branca, para a assinatura de um tratado que definirá a relação comercial entre Brasil e Estados Unidos.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
