Brasil e Índia condenam terrorismo e defendem ação global coordenada
Declaração conjunta cobra esforços internacionais contra financiamento e radicalização, inclusive no ambiente digital
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Brasil e a Índia condenaram “de forma inequívoca e veemente” o terrorismo em todas as suas formas e defenderam uma resposta internacional coordenada para combater a prática. A posição consta na declaração conjunta divulgada neste sábado (21), após a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país asiático.
No documento, os dois países afirmam que é necessário um esforço “decisivo e coordenado” da comunidade internacional para enfrentar o terrorismo de maneira abrangente e sustentada, em conformidade com o direito internacional.
Leia mais
Os governos também reafirmam o compromisso de cooperar na prevenção e no combate ao terrorismo, incluindo o enfrentamento do financiamento e do recrutamento de grupos, com atenção especial à radicalização online.
A declaração registra ainda que o Brasil condenou ataques ocorridos na Índia em 2025, incluindo um atentado em Pahalgam, na região de Jammu e Caxemira, e um incidente em Nova Déli.
Os dois países também indicam que pretendem seguir atuando em instâncias internacionais, como a ONU (Organização das Nações Unidas) e o Gafi (Grupo de Ação Financeira), para interromper fluxos financeiros ligados ao terrorismo.
Além disso, Brasil e Índia ressaltam a importância do acordo de cooperação no combate ao terrorismo internacional e ao crime organizado transnacional, firmado anteriormente, como mecanismo para fortalecer a atuação conjunta na área.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp












