Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Brasil tem 59 notificações de intoxicação por metanol, alerta governo

Balanço foi atualizado pelo ministro Alexandre Padilha nesta tarde

Brasília|Do R7, em Brasília, com informações da Agência Brasil

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Brasil registra 59 notificações de intoxicação por metanol até a tarde de quinta-feira.
  • Ministro Alexandre Padilha apresentou o balanço em entrevista, informando que 11 casos foram confirmados laboratoriais.
  • Um 12º caso, do rapper Hungria, teve presença de metanol detectada, mas não foi confirmada oficialmente.
  • Uma morte foi confirmada e sete óbitos estão em investigação relacionados à intoxicação por metanol em São Paulo e Pernambuco.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Ministro Alexandre Padilha informou que acompanha de perto um caso suspeito em Brasília Folha Vitória

O Brasil registra 59 notificações relacionadas à intoxicação por metanol até a tarde desta quinta-feira (2). O balanço foi apresentado pelo ministro Alexandre Padilha, em entrevista à imprensa na Sala de Situação, instalada pelo governo para monitorar os casos e coordenar as medidas de resposta.

Dessas 59, 11 já tem a detecção laboratorial da presença do metanol por um Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs).


Veja mais

Há ainda um 12º caso, que seria do rapper Hungria, em que a presença do metanol teria sido detectada em exame feito no hospital onde o paciente está internado, em Brasília.

“Tem um 12º, que é um caso aqui de Brasília. Nossa equipe está acompanhando desde o início da internação este caso, nós já temos a informação que foi detectada a presença do metanol no exame feito no hospital onde esse paciente está internado. Então, a gente já pode colocar que são 12 confirmados”, afirmou Padilha em primeiro momento.


No entanto, depois ele voltou atrás e disse que não poderia confirmar que o rapper Hungria foi intoxicado por metanol.

“Do ponto de vista médico e do sigilo médico que a gente tem que compor, não sou eu que vou confirmar isso. Tem uma equipe médica que está cuidando desse paciente, inclusive em contato com a família. Essa equipe médica que pode informar”, respondeu.


“Como a própria família aparentemente divulgou na rede social, então vocês podem buscar as informações através do que já foi divulgado. Só tem um caso notificado e suspeito e confirmado em Brasília, que é esse caso que está internado e que a gente acompanha de perto”, acrescentou o ministro.

Após a entrevista a assessoria da pasta disse que o caso apresenta todas as “evidências” e “sinais clínicos” de intoxicação por metanol, mas ainda não há confirmação laboratorial.


Apenas uma morte decorrente desse tipo de intoxicação foi confirmada pelo Ministério da Saúde no estado de São Paulo. Mais sete óbitos seguem em investigação, sendo dois em Pernambuco e os outros cinco também em São Paulo.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.