Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, garantiu que os brasileiros presos em Gaza devem ser liberados até a próxima quarta-feira (8)
Joédson Alves/Agência Brasil - 05/10/2023Os 34 brasileiros presos na Faixa de Gaza devido ao conflito entre Israel e os terroristas do Hamas devem deixar a região até a próxima quarta-feira (8), afirmou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
A informação foi alinhada com o chefe da pasta de Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, por meio de negociações que duraram "alguns dias". Haveria, inclusive, a possibilidade de a saída dos brasileiros ocorrer antes, já que Cohen teria dito que fará "todo o possível para antecipar em um ou dois dias" a liberação.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Veja também
-
Internacional
Faixa de Gaza é fonte permanente de tensões entre Israel e grupos terroristas; entenda
-
Internacional
Exército israelense resgata cerca de 260 soldados feridos em confronto com Hamas na Faixa de Gaza
-
Internacional
Israel bombardeia comboio de ambulâncias próximo ao maior hospital da Faixa de Gaza
Enquanto isso, os brasileiros que aguardam autorização para cruzar a fronteira com o Egito estão abrigados nas cidades de Khan Younis e Rafah. O Itamaraty afirmou que o esquema de resgate (que já está de prontidão) prevê auxílio aos cidadãos desde a Faixa de Gaza até o aeroporto do Cairo, onde embarcarão em uma aeronave da FAB.
Até esta sexta-feira (3), já foram divulgadas três listas de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza pela fronteira com o Egito — mas nenhuma delas inclui brasileiros. Dentre as nacionalidades citadas estão cidadãos dos EUA, Alemanha, Reino Unido, Azerbaijão, Bahrein, Bélgica, Coreia do Sul, Croácia, Grécia e outros.
Veja imagens do resgate de 33 brasileiros na Cisjordânia