Governo brasileiro recebeu cerca de 1.700 pedidos de resgate em Israel e Gaza; veja detalhes da operação
Os sobrevoos e pousos das aeronaves brasileiras foram autorizados por Israel; primeiro avião já está na Itália
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) recebeu cerca de 1.700 pedidos de repatriação de brasileiros que estão na área de conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, no Oriente Médio, e desejam voltar para o Brasil. Na manhã desta segunda (9), o primeiro avião da Força Aérea Brasileira chegou à Itália e aguarda uma liberação para entrar no território atingido pelos bombardeiros.
Ainda segundo o Itamaraty, os interessados vão ser acomodados segundo uma lista de prioridades. Em um primeiro momento, serão priorizados os cidadãos que residam no Brasil e que não tenham a passagem aérea de volta.
•Compartilhe esta notícia no WhatsApp
•Compartilhe esta notícia no Telegram
"Face à incerteza quanto ao momento em que poderão ocorrer os voos de repatriação, o Ministério das Relações Exteriores reitera recomendação de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar", diz o comunicado do MRE.
Os sobrevoos e pousos das aeronaves brasileiras foram autorizados por Israel. O segundo avião tem decolagem prevista para a tarde desta segunda (9).
O governo brasileiro está elaborando um plano de evacuação para os brasileiros que estão na Faixa de Gaza. A ação conta com a ajuda da Embaixada do Brasil no Cairo.
Contatos
Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 54 803-5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 59 205-5510), com WhatsApp, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência.
O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.