Brasileiros em Israel devem preencher formulário para repatriamento; veja como fazer
Os voos da Força Aérea Brasileira são destinados, prioritariamente, a brasileiros que moram no Brasil
Brasília|Laísa Lopes, do R7, em Brasília
O governo federal solicitou aos brasileiros interessados no repatriamento por estarem em Israel ou na Palestina que preencham um formulário disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv. É necessário informar nome completo, data de nascimento, número do passaporte brasileiro, data de validade do passaporte, nacionalidade, localidade e telefone para contato.
O formulário para inscrição pode ser acessado neste link. Os voos da Força Aérea Brasileira são destinados, prioritariamente, a brasileiros residentes no Brasil.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Devido à situação de guerra, o Ministério das Relações Exteriores ainda não confirma o horário do primeiro voo de repatriação, mas recomenda que os brasileiros que possuem passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais disponíveis no Aeroporto Internacional Ben Gurion, que opera normalmente.
Em relação aos brasileiros na Palestina, o governo busca viabilizar as condições necessárias que permitam a implementação do plano de evacuação dos brasileiros que queiram deixar a Faixa de Gaza ou a Cisjordânia.
Ao todo, seis aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) serão enviadas para a operação de repatriação. A primeira, um modelo KC-30, com capacidade para transportar 230 passageiros, decola neste domingo (8) para a Itália, onde ficará aguardando orientações para seguir ao aeroporto de Tel Aviv, em Israel. O primeiro voo de volta para o Brasil deve acontecer até terça-feira (10).
As seis aeronaves usadas na operação serão duas do modelo KC-30, que têm capacidade para até 230 passageiros; duas KC-390, com capacidade para até 80 passageiros; e outras duas VC-2, com capacidade para até 40 passageiros.
Até o momento, um brasileiro se feriu e três estão desaparecidos na zona de conflito no Oriente Médio.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, cerca de 90 brasileiros vivem na Faixa de Gaza ou nas cidades de Israel localizadas na zona de conflito. Fora da área dos ataques registrados, a estimativa é que 14 mil brasileiros vivam em Israel e outros 6.000 na Palestina, segundo informou o Itamaraty.
Ajuda
O governo federal afirmou que o Escritório de Representação em Ramalá e a embaixada em Tel Aviv oferecem telefones de plantão para ajudar os residentes da área.
Veja os contatos:
• Embaixada em Tel Aviv: +972 (54) 803 5858
• Escritório de Representação em Ramalá: +972 (59) 205 5510
• Plantão consular geral do Itamaraty: +55 (61) 98260-0610.