Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasileiros que estavam na Cisjordânia são resgatados; veja imagens

33 pessoas devem embarcar para o Brasil ainda nesta quarta; brasileiros em Gaza aguardam autorização para cruzar fronteira

Brasília|Rafaela Soares, do R7, e Natalie Machado, da Record TV, em Brasília

Governo tomou medidas para evitar bombardeios
Governo tomou medidas para evitar bombardeios Governo tomou medidas para evitar bombardeios

Um grupo de 33 brasileiros foi resgatado na manhã desta quarta-feira (1º), na Cisjordânia. Parte do trajeto teve que ser feito por terra. Os veículos utilizados foram identificados com bandeiras brasileiras, e listas com o nome dos passageiros e a rota foram entregues a autoridades de Israel e representantes palestinos. As medidas foram tomadas para evitar bombardeios no trajeto. O grupo vai ser levado até a capital da Jordânia, onde vão embarcar na aeronave presidencial de volta ao Brasil.

Nesta fase, foram resgatados 12 homens, 10 mulheres, 11 crianças e 6 idosos. Toda a ação foi acompanhada pelo governo federal. Os resgatados vão chegar à Base Aérea de Brasília em horário ainda não divulgado. Assim que chegar, o grupo deve seguir para dez cidades.

Confira o destino do grupo resgatado nesta quarta:

• Foz do Iguaçu (PR) - 8 passageiros;

Publicidade

• São Paulo (SP) - 5 passageiros;

• Florianópolis (SC) - 4 passageiros;

Publicidade

• Recife (PE) - 3 passageiros;

• Rio de Janeiro (RJ) - 3 passageiros;

Publicidade

• Fortaleza (CE) - 3 passageiros;

• Curitiba (PR) - 2 passageiros;

• Goiânia (GO) - 2 passageiros;

• Brasília (DF) - 2 passageiros;

• Porto Alegre (RS) - 1 passageiro.

Balanço

Com mais essa repatriação, a Operação Voltando em Paz terá resgatado 1.446 passageiros, em oito voos de Israel e um da Jordânia. Todos foram comandados pela Força Aérea Brasileira. No total, são 1.443 brasileiros, três bolivianas e 53 animais de estimação.

Gaza

A região da Faixa de Gaza não tem fronteira com a Cisjordânia e, por isso, um grupo de 34 brasileiros ainda aguarda autorização para cruzar a fronteira com o Egito. A previsão é de que o voo com esses resgatados parta do Cairo.

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Nesta quarta, a fronteira foi aberta pela primeira vez, e um grupo de cerca de 450 estrangeiros deixou o território. Nele, estavam cidadãos da Austrália, Bulgária e Japão e profissionais da Cruz Vermelha.

Segundo apuração da Record TV, o Itamaray está em contato com autoridades do Egito e de Israel para garantir a repatriação dos brasileiros que estão na região. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já conversou com o chanceler egípcio quatro vezes, uma delas de maneira presencial. 

Ajuda humanitária

Além disso, o Brasil mandou kits de medicamentos, alimentos e purificadores de água.

Na segunda (30), 1,5 tonelada de alimentos foi enviada para Gaza. No carregamento estavam sacos de arroz, açúcar, derivados de milho e leite. Os tripulantes aguardam instruções para levar a carga até a fronteira de Gaza.

Os 40 purificadores de água disponibilizados podem tratar mais de 220 mil litros por dia. A tecnologia e fabricação são brasileiras.

Já os dois kits médicos são compostos de anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, luvas e seringas. Cada conjunto pode atender até 3.000 pessoas ao longo de um mês.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.