Brasília 63 anos: confira série de reportagens especiais da Record TV sobre personalidades da cidade
Apresentador Henrique Chaves entrevistou artistas, professores e empresários na roda gigante do parque de diversões Nicolândia
Brasília|Do R7, em Brasília
A Record TV exibe desde segunda-feira (17) uma série de reportagens que contam a história de diferentes personalidades de Brasília. "Só subindo - Brasília 63" ouviu artistas, professores e empresários que marcaram a a história da cidade. Todas as entrevistas foram feitas pelo apresentador do Cidade Alerta, Henrique Chaves, na roda gigante do parque de diversões Nicolândia, no Parque da Cidade.
No primeiro episódio, a cantora e professora Carmem Manfredini, irmã do cantor Renato Russo, da Legião Urbana, falou sobre a relação da família com arte, além das músicas que levaram a banda ao sucesso.
A gente foi uma família que não era rica%2C éramos classe média%2C mas a gente gastava mais em cultura.
Leia também
Na quarta-feira (19), a série contou a história do Parque Nicolândia, um espaço com atrações temáticas localizado no centro da cidade. O espaço foi inaugurado em 1978, junto com a abertura do Parque da Cidade.
"Nicolândia é um parque que tem a marca da cidade, que gera empregos. Hoje nós temos 150 colaboradores diretos e mais de 300 indiretos", disse o dono do parque, Marcelo Gomes.
A série contou ainda a história do maestro da orquestra sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Cláudio Cohen, e da cantora Márcia Ferreira.
Brasília é uma cidade única%2C uma cidade muito especial. Você pode ver aqui do alto%2C olha quanto verde tem essa cidade. Eu sinto esse compromisso que eu tenho com essa cidade.
Marcia Ferreira contou sobre sua trajetória como cantora e a experiência que teve com o rádio. "Eu nunca saí de Brasília, com todo o meu sucesso eu viajava para todos os lugares, mas aqui sempre foi meu QG [quartel-general]. Foi uma cidade que me deu todas as oportunidades", afirmou.
63 anos de Brasília
O R7 também exibiu matérias especiais sobre o planejamento, crescimento e projeto urbanístico de Brasília. As reportagens contaram com imagens da construção da cidade, entrevista com arquitetos e dados sobre iniciativas que não saíram do papel.
No projeto inicial, ideias de Lucio Costa incluíam áreas como setor de feiras e circo no Eixo Monumental, área para horticultura, floricultura e pomar, além de uma galeria de ligação entre os ministérios.
Com registros do Arquivo Público do DF, o R7 trouxe imagens colorizadas da construção de Brasília e dados históricos sobre o crescimento da prestação de serviço e bens de consumo na capital desde a inauguração.
Em 1960, Brasília contava com 14,2 mil alunos, distribuídos em 69 escolas públicas e particulares. Atualmente, são cerca de 649 mil estudantes, em 1.410 unidades de ensino. Dados da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), mostram que o número de veículos subiu de 6.878 para mais de 1,3 milhão.