Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Brasília 63 anos: confira série de reportagens especiais da Record TV sobre personalidades da cidade

Apresentador Henrique Chaves entrevistou artistas, professores e empresários na roda gigante do parque de diversões Nicolândia

Brasília|Do R7, em Brasília

Parque de diversões Nicolândia, no Distrito Federal
Parque de diversões Nicolândia, no Distrito Federal Parque de diversões Nicolândia, no Distrito Federal

A Record TV exibe desde segunda-feira (17) uma série de reportagens que contam a história de diferentes personalidades de Brasília. "Só subindo - Brasília 63" ouviu artistas, professores e empresários que marcaram a a história da cidade. Todas as entrevistas foram feitas pelo apresentador do Cidade Alerta, Henrique Chaves, na roda gigante do parque de diversões Nicolândia, no Parque da Cidade.

No primeiro episódio, a cantora e professora Carmem Manfredini, irmã do cantor Renato Russo, da Legião Urbana, falou sobre a relação da família com arte, além das músicas que levaram a banda ao sucesso.

A gente foi uma família que não era rica%2C éramos classe média%2C mas a gente gastava mais em cultura.

(Carmem Manfredini, cantora, professora e irmã do cantor Renato Russo)

Leia também

Na quarta-feira (19), a série contou a história do Parque Nicolândia, um espaço com atrações temáticas localizado no centro da cidade. O espaço foi inaugurado em 1978, junto com a abertura do Parque da Cidade.

"Nicolândia é um parque que tem a marca da cidade, que gera empregos. Hoje nós temos 150 colaboradores diretos e mais de 300 indiretos", disse o dono do parque, Marcelo Gomes.

Publicidade

A série contou ainda a história do maestro da orquestra sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Cláudio Cohen, e da cantora Márcia Ferreira.

Brasília é uma cidade única%2C uma cidade muito especial. Você pode ver aqui do alto%2C olha quanto verde tem essa cidade. Eu sinto esse compromisso que eu tenho com essa cidade.

(Cláudio Cohen, maestro da orquestra sinfônica do Teatro Nacional de Brasília)

Marcia Ferreira contou sobre sua trajetória como cantora e a experiência que teve com o rádio. "Eu nunca saí de Brasília, com todo o meu sucesso eu viajava para todos os lugares, mas aqui sempre foi meu QG [quartel-general]. Foi uma cidade que me deu todas as oportunidades", afirmou.

Publicidade

63 anos de Brasília

O R7 também exibiu matérias especiais sobre o planejamento, crescimento e projeto urbanístico de Brasília. As reportagens contaram com imagens da construção da cidade, entrevista com arquitetos e dados sobre iniciativas que não saíram do papel.

No projeto inicial, ideias de Lucio Costa incluíam áreas como setor de feiras e circo no Eixo Monumental, área para horticultura, floricultura e pomar, além de uma galeria de ligação entre os ministérios. 

Publicidade

Com registros do Arquivo Público do DF, o R7 trouxe imagens colorizadas da construção de Brasília e dados históricos sobre o crescimento da prestação de serviço e bens de consumo na capital desde a inauguração.

Em 1960, Brasília contava com 14,2 mil alunos, distribuídos em 69 escolas públicas e particulares. Atualmente, são cerca de 649 mil estudantes, em 1.410 unidades de ensino. Dados da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), mostram que o número de veículos subiu de 6.878 para mais de 1,3 milhão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.