Câmara Americana de Comércio para o Brasil pede saída diplomática para crise
Órgão cobra diálogo urgente após decisão dos Estados Unidos de sobretaxar exportações brasileiras em 50%
Brasília|Do R7, em Brasília

A Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio para o Brasil) defendeu nesta quarta-feira (9) uma solução diplomática para o impasse comercial entre Brasil e Estados Unidos.
Em nota oficial, a entidade demonstrou preocupação com a tarifa de 50% imposta sobre produtos brasileiros exportados aos EUA, com vigência a partir de 1º de agosto, e alertou para possíveis impactos em empregos, investimentos e cadeias produtivas.
“A relação bilateral entre Brasil e Estados Unidos sempre se pautou pelo respeito, pela confiança mútua e pelo compromisso com o crescimento conjunto”, afirmou a Amcham.
Pedido para retomada de diálogo
A entidade destacou que o comércio entre os dois países tem gerado benefícios concretos e é historicamente superavitário para os Estados Unidos — com saldo de US$ 29,2 bilhões em 2024, conforme dados oficiais norte-americanos.
Com mais de um século de atuação no fortalecimento das relações bilaterais, a Câmara Americana conclamou os governos a retomarem, com urgência, um diálogo construtivo.
Reiterou ainda a importância de uma solução baseada em racionalidade, previsibilidade e estabilidade, capaz de preservar os vínculos econômicos e promover prosperidade compartilhada.
A crise
A medida anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump foi comunicada diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em carta enviada nesta quarta.
Segundo o republicano, a decisão responde a supostos ataques à liberdade de expressão de empresas dos EUA e à forma como o Brasil trata o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Lula reagiu nas redes sociais. Sem mencionar o teor da carta, afirmou que o Brasil utilizará a Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada pelo Congresso, para responder a barreiras comerciais impostas por outros países.
“Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
