Câmara aprova convite a ministro de Minas e Energia para dar explicações sobre o apagão de terça
O convite foi feito pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle; Alexandre Silveira, porém, não é obrigado a comparecer
Brasília|Camila Costa, do R7, em Brasília

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, foi convidado nesta quarta-feira (16) pela Câmara dos Deputados a prestar esclarecimentos sobre o apagão de energia que atingiu todas as regiões do Brasil na manhã desta terça-feira (15). O convite foi feito pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC). Silveira, no entanto, não é obrigado a comparecer ao colegiado.
Segundo a deputada Bia Kicis (PL-DF), a autora do requerimento para convidar o ministro a dar explicações, as áreas mais afetadas foram o Norte e o Nordeste, mas as regiões Sul e Sudeste também foram atingidas. "As causas do problema não foram identificadas. Cidades de ao menos 25 estados e do Distrito Federal registraram queda de energia", diz a justificativa.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Na terça-feira (15), todas as regiões do país sofreram cortes no fornecimento de energia elétrica. Em algumas regiões, a falta de energia durou mais de seis horas. Alexandre Silveira chegou a afirmar que o apagão “não tem absolutamente nada” com a segurança energética do Brasil e avaliou o episódio como “extremamente raro”. “O ocorrido de hoje não tem nada, absolutamente nada com o suprimento energético e a segurança energética do Brasil. Nós vivemos um momento de abundância nos nossos reservatórios”, afirmou Silveira. “É extremamente raro”, completou o ministro durante uma fala ainda na terça-feira.















