Comissão da Câmara deve votar nesta semana PL que equipara facções a terroristas
Proposta é o 1º item da pauta da CCJ desta terça (4). Caso aprovada, facções como o PCC e o CV passam a ser consideradas grupos terroristas
Brasília|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Câmara dos Deputados deve discutir, ainda nesta semana, o Projeto de Lei 1.283/2025, que equipara a ação de organizações criminosas ao terrorismo, crime inafiançável e sem possibilidade de anistia.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputado federal Paulo Azi (União Brasil- BA), incluiu o projeto na pauta desta semana, após a megaoperação no Rio de Janeiro, que deixou mais de 120 mortos. A proposta é o primeiro item previsto para discussão e votação na sessão desta terça-feira (4).
Leia Mais
“O Legislativo tem papel fundamental no processo de endurecimento das punições, a fim de dar uma resposta necessária à sociedade, que clama por segurança”, afirmou parlamentar.
Na atual legislação, é considerado terrorismo crime motivado por xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião, quando cometido para provocar terror social ou generalizado. O projeto visa ampliar as motivações, incluindo ações criminosas motivadas por domínio territorial ou retaliação a políticas públicas.
O texto prevê, também, a descapitalização das organizações criminosas, com o bloqueio de bens e a desarticulação financeira dos envolvidos, além da cooperação internacional para realizar tais medidas. A proposta é de autoria do deputado Danilo Forte (União Brasil-CE), com parecer favorável do relator, deputado Nikolas Ferreira (PL-MG)
De acordo com o PL, facções como o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho), assim como as milícias, poderão ser enquadradas como organizações terroristas. Caso o texto seja aceito, ele alterará a Lei Antiterrorismo (Lei no 13.260/2016).
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
