Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Campanhas arrecadam donativos para vítimas de desabamento no DF

Grupos se mobilizam nas redes sociais para ajudar as 24 famílias que perderam tudo em desabamento de prédio no DF

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Cerca de cem pessoas estão desabrigadas após desabamento de prédio no DF
Cerca de cem pessoas estão desabrigadas após desabamento de prédio no DF Cerca de cem pessoas estão desabrigadas após desabamento de prédio no DF

Campanhas de arrecadação de roupas, calçados, móveis e objetos pessoais estão sendo organizadas para ajudar as 24 famílias que perderam quase tudo no desabamento do prédio na Área Especial 20 da QSE de Taguatinga Sul, no Distrito Federal, nesta quinta-feira (6). Os pedidos de doação mobilizam voluntários nas redes sociais.

O organizador de uma das campanhas é o empresário Daniel Andrade. Após um apelo nas redes sociais, ele conseguiu arrecadar quatro geladeiras, dois fogões e mais de 30 kg de roupa para as famílias que viviam no prédio.

“Para hoje, ainda vamos buscar quatro fogões, forno, geladeiras, mais roupas e 50 cestas básicas”, comenta o empresário, que tem uma loja a poucos metros do prédio que desabou.

Apesar de não ter sido afetado diretamente pela queda do prédio, ele alugou um carro com motorista para buscar as doações em locais mais distantes. “A gente ficou triste com a situação porque são famílias que perderam tudo. Eu me sensibilizei muito quando vi uma mãe com dois filhos pequenos chorando depois que o prédio caiu”, diz.

Publicidade

O líder comunitário Rogério Eduardo conta que, apesar do momento triste, a população se uniu para dar um pouco de conforto às famílias desabrigadas. “O pessoal está trazendo muita coisa aqui desde cedo, acordei hoje 6 da manhã com as pessoas batendo aqui para entregar doações, são materiais de limpeza, roupas, calçados, utensílios e até mesmo móveis”, afirma. “A situação é muito triste, o cenário ontem era de terror, crianças e mães chorando, parecia que tinha acontecido um terremoto ali”, relembra.

Ele informa que os itens mais necessários no momento são roupas e calçados. As doações de móveis, por enquanto, serão colocadas em um galpão, até as famílias conseguirem acomodação definitiva. Parte dos desabrigados passou a noite em um hotel.

Publicidade

Os números de telefone para fazer doações são (61) 99157-1621 (Daniel) e (61) 99909-7673 (Rogério). Aceitam-se roupas, calçados, alimentos e móveis.

O caso

O prédio de cinco pavimentos e quatro andares desabou na manhã desta quinta-feira (6), sem deixar feridos. O edifício tinha 24 unidades habitacionais e era usado de forma residencial e comercial, mesmo apresentando rachaduras na estrutura. Um vídeo mostra o momento em que o imóvel desaba. Os pilares do edifício se romperam e a construção ficou parcialmente destruída (veja o momento da queda no vídeo abaixo).

Publicidade

Segundo o CBMDF (Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal), o pedido de socorro foi realizado por um morador do local. A corporação acredita que, em razão dos problemas estruturais, especialmente no período de chuvas, a propriedade não era segura.

A Administração Regional de Taguatinga informou que o prédio que desabou foi erguido de forma irregular, pois não possuía alvará de construção nem carta de Habite-se.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.