Cão foge e ataca cachorro que passeava com a família, no DF; veja vídeo
Vídeo mostra homem passeando com a filha, de 8 anos, e o cachorro, quando são surpreendidos por dois cães de grande porte
Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília
Uma câmera de segurança registou dois cães de grande porte atacando um cachorro menor, na manhã desta quinta-feira (6), no Recanto das Emas. O vídeo mostra o tutor do animal caminhando na rua, junto com sua filha de 8 anos, quando os cachorros saem de uma casa e atacam o animal. A Polícia Civil e Militar não foi acionada. O R7 tenta contato com os donos do pitbull. Veja o vídeo abaixo:
“Eu estava desesperado tentando salvar meu cachorro, e apareceu outro cercando a gente. Minha filha ficou muito traumatizada, pois ela gosta muito do nosso cachorro,” disse Flávio Ferreira, o tutor do cachorro que foi atacado.
As imagens mostram que durante o ataque, Flávio puxou seu cachorro pela coleira, para evitar as mordidas, mas não consegue impedir o pitbull. Os tutores do pitbull saem de casa e conseguem afastar o segundo um dos cães que atacaram o cachorro de Flávio, mas não impedem o ataque do pitbull. Outras pessoas que estão na rua tentam separar os cachorros.
Após diversas tentativas, algumas pessoas conseguem fazer o pitbull soltar o outro cachorro, que foge correndo do local. Os donos do pitbull arrastam o animal para dentro do portão, mas ele acaba se soltando e indo em direção ao cachorro menor. Desta vez, o ataque é impedido.
De acordo com Flávio, outros animais de grande porte andam soltos pela região, sem focinheira. A lei nº 2.095, de 1988, estabelece como norma que “cães de grande porte, de raças destinadas a guarda ou ataque, usem focinheira quando em trânsito por locais de livre acesso ao público”.
Apesar dos ataques, o cachorro não apresentou ferimentos graves. O tutor do animal não registrou boletim de ocorrência, pois afirma que ainda está se recuperando do susto e irá tomar as providências em breve.
Ataques de pitbull em Planaltina
Em maio, um homem e seu cachorro foram salvos por um bombeiro de um ataque de um pit bull em Planaltina, no Distrito Federal. Para parar a agressão, o bombeiro deu um chute no animal. O ataque foi registrado por uma câmera de segurança. O homem não sofreu ferimentos. O cachorro dele levou pontos na pata traseira.
Outras regiões do DF
Em novembro de 2022, um homem salvou seu cachorro do ataque de um pitbull ao segurá-lo nos ombros, em Taguatinga, no Distrito Federal. Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que o homem estava passeando com o cão de pequeno porte quando foi surpreendido por um pitbull solto e sem focinheira. O tutor tenta afastar o animal, mas precisa colocar seu cachorro no ombro para evitar o ataque.
*Sob supervisão de Fausto Carneiro.