Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Carlos Viana será o novo líder do governo no Senado

Na semana passada, ele se filiou ao PL e foi lançado pelo partido como pré-candidato ao governo de MG

Brasília|Sarah Teófilo, do R7, em Brasília

Senador Carlos Viana, definido como novo líder do governo na Casa
Senador Carlos Viana, definido como novo líder do governo na Casa

Após três meses e 22 dias sem líder do governo no Senado, o Palácio do Planalto escolheu o senador Carlos Viana (PL-MG) para o posto. A definição ocorreu depois que o senador deixou o MDB e se filiou ao PL, partido que o lançou na semana passada como pré-candidato ao governo de Minas Gerais. A oficialização ainda não foi feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), mas a questão já é dada como certa pelo próprio senador.

O governo já havia sondado e feito o convite a Viana, assim como a outros senadores da base. Mas só agora, depois de ser lançado como pré-candidato, ele aceitou o convite. "Já que eu estou exercendo [informalmente] há dois meses, vamos trabalhar. Agora é esperar a publicação", disse ao R7

Ele e o líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), ocupavam as funções que seriam do líder do governo nas votações importantes, como foi o caso de dois projetos sobre combustíveis aprovados no último dia 10. Viana disse que já tem participado das reuniões da bas, e que, na sexta-feira (1) recebu um convite pessoal de Bolsonaro para se filiar ao PL e dar apoio a ele na disputa em Minas Gerais.

Questionado pela reportagem se o lançamento de sua pré-candidatura pelo PL foi a condição para que assumisse a liderança, o senador negou. "Não há nenhuma ligação. Foi só uma coincidência de tempo", disse.


Leia também

O senador Carlos Portinho (PL-RJ) disse ao R7 que se reuniu com o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, na última quarta-feira (6), para dar apoio ao nome de Viana ao cargo. Ele também se reuniu com o novo ministro da Secretaria de governo, Célio Faria, para falar sobre a definição. Portinho se colocou à disposição para, como vice-líder, assumir as competências de líder quando o colega estiver em campanha por Minas Gerais.

Viana ocupará o cargo deixado pelo senador Fernando Bezerra (MDB-PE), que saiu da liderança em 15 de dezembro do ano passado. Desde a saída de Bezerra, o governo enfrentava dificuldade em definir um novo líder.


De uma forma geral, os senadores entendem a vaga como problemática para se assumir em um ano eleitoral, quando o governo chega ao fim do mandato. Soma-se a isso o fato de os parlamentares estarem em campanha, ajudando correligionários nos estados ou articulando as próprias candidaturas.

No fim de janeiro, a situação pareceu chegar próxima de solução quando Bolsonaro anunciou que o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) seria o novo líder do governo, pontuando que o parlamentar já tinha aceitado o convite. Silveira assumiu a cadeira deixada por Antonio Anastasia, indicado ao TCU (Tribunal de Contas da União). O senador, no entanto, recusou o convite e comunicou a decisão aos colegas de bancada em uma reunião no começo de fevereiro. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.