Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

‘Espero que não façam greve’: a posição do líder do governo frente ao impasse com caminhoneiros

Randolfe Rodrigues vê resistência de governadores para reduzir ICMS sobre o diesel e pede apoio de motoristas para pressionar estados

R7 Planalto|Lis Cappi, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O senador Randolfe Rodrigues expressou preocupação sobre uma possível greve de caminhoneiros.
  • Ele destacou que o governo está dialogando e tomando medidas contra o aumento do preço do diesel.
  • O governo Lula anunciou a redução de impostos federais e pediu que estados também reduzam o ICMS sobre o diesel.
  • Randolfe mencionou a possibilidade de um encontro com governadores para discutir a situação, mas sem detalhes definidos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Senador admite a possibilidade de o Planalto chamar governadores para conversar sobre preços Carlos Moura/Agência Senado - 10.03.2026

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), marcou posição contra a possível paralisação de caminhoneiros em decorrência da alta do preço do diesel. “Espero que não façam greve.”

“Eu não vejo razão, do ponto de vista do governo, de uma medida de paralisação nesse momento. Espero que não tenha uma intenção política em curso, porque o governo está dialogando”, declarou, nesta quarta-feira (18).


LEIA TAMBÉM

O senador sustentou que o Planalto tem respondido ao aumento do preço do combustível — que atinge diretamente os motoristas —, subordinando, porém, a efetividade do plano aos governadores.

O governo Lula anunciou redução de impostos federais para o diesel e tem pedido para que estados retirem o ICMS, como forma de controle do preço, mas governadores resistem à mudança.


Para ampliar o diálogo, o parlamentar citou a possibilidade de o Planalto chamar governadores para uma conversa, embora ainda não haja um desenho do encontro.

Randolfe considerou, ainda, que a elevação de preços se deve a impactos do cenário internacional. “Nós temos uma circunstância nova. Não estava no radar nenhum reajuste de combustível”, ressaltou.


Além dos preços, o governo anunciou novas ações para fiscalizar o pagamento do frete mínimo aos caminhoneiros, atendendo a uma das demandas da categoria.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.