Casal é preso por suspeita de furtar e aplicar golpes em idosos em agências bancárias do país
Suspeitos conseguiam dados das vítimas ao instalar mecanismos para travar os cartões dos clientes em caixas eletrônicos
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
Um casal suspeito de furtar e aplicar golpes em idosos em agências bancárias em diversas regiões do Brasil foi preso no Distrito Federal. Com ajuda de outros integrantes, os suspeitos instalavam mecanismos para travar os cartões das vítimas em caixas eletrônicos e persuadia os clientes com informações falsas para conseguir dados bancários.
A prisão ocorreu no sábado (30). Segundo o delegado Antônio Dimitrov, a mulher envolvida no crime se aproximava das vítimas e dava orientações para que o cartão fosse desbloqueado no caixa, fornecendo ainda um telefone falso da central de atendimento. Quando a vítima ligava para o serviço, um ajudante, que estava do lado de fora da agência, orientava a pessoa a digitar os dados no terminal.
“Nesse momento, a criminosa anotava os dados, enquanto a vítima realizava a suposta operação. Em seguida, a mulher distraía a vítima, enquanto um comparsa entrava na agência e subtraía o cartão da máquina, deixando outro no local”, explicou o delegado.
Com os cartões e dados das vítimas, os suspeitos realizavam transações bancárias para contas de laranjas ou compras de produtos de alto valor. De acordo com a polícia, o mesmo casal teria aplicado um golpe em julho deste ano em uma agência bancária na Asa Sul, em Brasília, causando um prejuízo de R$ 15 mil para a vítima.
Os policiais ainda informaram que o casal foi preso quando estava na capital federal para cumprir regras relacionadas ao benefício da liberdade provisória, relacionado a um processo sobre o mesmo tipo de crime. Os envolvidos vão responder por furto mediante fraude e estelionato.