Caso de raiva bovina é confirmado em Brazlândia, no Distrito Federal
De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura, as medidas para a contenção do foco estão sendo tomadas
Brasília|Giovana Cardoso*, do R7, em Brasília
O Governo do Distrito Federal confirmou um caso de raiva bovina na região de Brazlândia. A Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural divulgou um informe sobre o foco aos pecuaristas na última terça-feira (31).
De acordo com o governo, os produtores de Brazlândia, Fercal e Sobradinho foram orientados a vacinar imediatamente os bovinos, bubalinos e equinos com mais de três meses que não foram imunizados na campanha do último mês de maio.
Os animais que nunca foram vacinados contra a doença devem receber uma dose de reforço 30 dias após a primeira vacinação.
De acordo com o último boletim epidemiológico sobre a doença, em 2018 foram notificados apenas 2 casos de raiva em bovinos. O governo afirmou que outros 4 casos estavam ligados a morcegos e equinos.
Raiva bovina
A raiva bovina é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido, na maior parte dos casos, pela mordida de morcegos hematófagos. Os sintomas característicos no animal são principalmente paralisia e apatia, causadas por lesões no cérebro.
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro