Caso Zambelli: Câmara decide futuro do mandato de deputada nesta quarta-feira
Retomada de análise da cassação está na pauta da CCJ, com relator a favor da continuidade do cargo; análise vai ao plenário na sequência
Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O processo que vai decidir o futuro do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP) deve ser concluído na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (9). A análise será retomada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e deve ir ao plenário na sequência.
A votação na CCJ será para analisar o relatório apresentado na semana passada pelo deputado Diego Garcia (Republicanos-PR). O deputado se colocou contra a possível perda do mandato de Zambelli, por considerar que faltariam provas ao caso.
“Eu analisei toda a ação e todos os documentos a que tive acesso. O que encontrei foram suspeitas, mas não há certeza de que a deputada tenha ordenado as invasões [no sistema do CNJ]”, argumentou Garcia.
Contra decisão do STF
O parecer contraria decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). A Primeira Turma da Corte condenou a parlamentar por invasão aos sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
Ministros estipularam a pena de 10 anos de prisão e a perda do cargo de Zambelli como parlamentar, em uma decisão unânime. A Câmara optou por colocar a decisão ligada ao cargo da deputada para votação.
Além da CCJ, o texto também será analisado no plenário. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), confirmou a votação do futuro de Zambelli em reunião com representantes partidários para quarta-feira (10).
O R7 confirmou que a PF informou ao Supremo que o hacker recebeu ao menos R$ 13,5 mil de assessores de Zambelli
O R7 confirmou que a PF informou ao Supremo que o hacker recebeu ao menos R$ 13,5 mil de assessores de Zambelli
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














