Brasília Cenipa inicia investigação de queda de avião na fazenda de Piquet

Cenipa inicia investigação de queda de avião na fazenda de Piquet

Procedimentos são feitos por órgão vinculado ao Cenipa. Avião caiu após possível rajada de vento e segue no local

  • Brasília | Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

O avião caiu dentro da Fazenda Piquet, no Distrito Federal

O avião caiu dentro da Fazenda Piquet, no Distrito Federal

CBMDF/Divulgação

As investigações sobre a queda de uma aeronave na propriedade do ex-piloto Nelson Piquet, no Distrito Federal, começaram ainda nesta segunda-feira (31). Os procedimentos estão sendo feitos pelo Seripa VI (Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). O avião permanece às margens da pista de pouso.

O órgão vinculado ao Cenipa (Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) recolheu indícios da cena, fotografou e retirou partes da aeronave para a ação inicial da ocorrência e análise. Testemunhas do acidente também foram ouvidas para reconstruir a cena e como a queda ocorreu.

Apesar de as investigações terem se iniciado no mesmo dia do acidente, o Cenipa informou, por meio de nota, que não existe um tempo previsto para o resultado, que pode variar pela complexidade da ocorrência. “A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os fatores contribuintes."

O avião monomotor turboélice, de matrícula PP-INQ, continua no local do acidente, às margens da pista de pouso. Um dos passageiros, o assessor-chefe de relações governamentais da Defensoria Pública da União, Thiago Parry, afirmou ao R7 que a queda aconteceu devido a uma rajada de vento, confirmando a versão que o piloto havia dado ao Corpo de Bombeiros.

Apesar da queda, o dono da aeronave, o produtor rural Renato Joner, sua filha, o genro e a neta, de 2 meses, que estavam no avião durante o acidente, não se feriram. O piloto, que não teve a identidade divulgada, também não se feriu.

* Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas