Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Cerca de 50 brasileiros e parentes pedem a escritório do Brasil em Ramallah para deixar Gaza

Pedido ocorre após a divulgação da lista com o nome de 34 pessoas, a maioria brasileira, que serão repatriadas, embora ainda sem data definida

Brasília|Hariane Bittencourt, da Record

Ainda não se sabe quando novo grupo sairá de Gaza
Ainda não se sabe quando novo grupo sairá de Gaza

Cerca de 50 brasileiros e seus familiares procuraram o Escritório de Representação do Brasil em Ramallah, território palestino, para manifestar o interesse em deixar a Faixa de Gaza. O pedido ocorreu após a divulgação na quinta-feira (9) da lista com o nome de 34 pessoas, a maioria brasileira, que serão repatriadas.

Ao R7, fontes diplomáticas afirmam que ainda não é possível informar quando esse novo grupo deixará a região de conflito, porque as negociações com as autoridades locais para novas autorizações de liberação de estrangeiros estão suspensas e sem previsão de retomada. Além disso, alegam à reportagem que atualmente há cerca de 7.000 estrangeiros à espera para sair da Faixa de Gaza.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto


O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta sexta (10) que a situação em Gaza não permite prever a saída dos brasileiros que continuam aguardando para deixar o território palestino.

"A situação em Gaza não me permite dizer se será hoje ou amanhã, ou quando. É uma região conflagrada, e são inúmeras as questões que dificultam a abertura", disse.


De acordo com Vieira, a fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito ficou fechada novamente antes que o grupo de brasileiros pudesse deixar o local. O ministro assegurou que tem mantido contato com as autoridades envolvidas para que os brasileiros consigam cruzar a fronteira.

Fontes informaram ao R7 que esse grupo está em um abrigo seguro, perto da passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, e recebe assistência.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.