Itamaraty diz que não há previsão para a retirada de brasileiros da Faixa de Gaza
Segundo Leonardo Nogueira, a maioria dos brasileiros que aguardam resgate é de menores de idade
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
O secretário de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos do Ministério de Relações Exteriores (MRE), Leonardo Nogueira, afirmou nesta quinta-feira (9) que não há previsão para a repatriação dos 34 brasileiros que aguardam próximo à fronteira entre Gaza e o Egito.
Nesta quarta-feira (8), a passagem de Rafah foi fechada, e a população, incluindo brasileiros, não está autorizada a deixar o território palestino. Ainda de acordo com o Itamaraty, a maioria dos que faltam ser repatriados ao Brasil é de menores de idade.
"Dezoito são menores de idade, e nós estamos fazendo as gestões de alto nível para que eles sejam autorizados a sair. Não há uma previsão. Faz-se o trabalho necessário para que eles sejam autorizados a sair", disse o secretário.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Até o momento, o governo federal já resgatou 1.445 pessoas. A Operação Voltando em Paz realizou oito voos vindos de Israel e um da Jordânia, todos comandados pela Força Aérea Brasileira (FAB). Além das pessoas, 53 animais de estimação foram resgatados.
Segundo o tenente da FAB Marcelo Damasceno, atualmente a prioridade de resgate é por meio terrestre, da Faixa de Gaza até o Cairo, onde o avião do governo federal está pousado. "Caso haja uma nova determinação de pouso em outra localidade, estamos prontos também", completou o militar.
Brasileiros ficam fora da sexta lista de estrangeiros que vão deixar Gaza
Apesar da grande expectativa, o grupo de 34 pessoas (entre brasileiros e seus familiares) que está na Faixa de Gaza não faz parte da sexta lista de estrangeiros que vão cruzar a fronteira. A informação foi confirmada pelo embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas.
A nova relação de estrangeiros autorizados a deixar Gaza conta com 601 nomes, de seis nacionalidades: Ucrânia (228 pessoas), Filipinas (107), Estados Unidos (100), Alemanha (75), Romênia (51) e Canadá (40).
Na última sexta-feira (3), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que a volta para o país ocorreria até esta quarta. O Itamaraty afirmou, em 1º de novembro, que "confia que em breve [os brasileiros] serão contemplados com autorização para a passagem por Rafah", conforme um comunicado oficial.
"Os nomes foram informados desde 9 de outubro às chancelarias egípcia e israelense e às autoridades responsáveis na Faixa de Gaza", escreveu o Ministério das Relações Exteriores. De acordo com a pasta, o governo tem mantido contato permanente com as autoridades locais para retirar os brasileiros que estão na zona de conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas.