Chanceler escolhida por Milei se reúne com Mauro Vieira e convida Lula para a posse na Argentina
Aspectos das relações bilaterais e o atual estágio das negociações Mercosul-UE foram discutidos no encontro
Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília
Escolhida pelo presidente eleito da Argentina, Javier Milei, para ser chanceler do país, Diana Mondino se reuniu com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, neste domingo (26). Ambos comentaram o encontro em redes sociais. Na ocasião, ela entregou o convite de Milei para que o presidente Lula participe de sua posse, que ocorrerá em 10 de dezembro.
Durante a reunião de trabalho, questões das relações bilaterais e o atual estágio das negociações Mercosul-União Europeia foram discutidos, de acordo com o Itamaraty. Além dos chanceleres, o embaixador do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, e o da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, participaram do encontro.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
O ultraliberal Javier Milei ganhou as eleições argentinas com 55,89% dos votos, contra 44,10% do peronista de centro-esquerda Sergio Massa, o atual ministro da Economia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para parabenizar o governo recém-eleito.
"A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino, que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica", escreveu Lula no X, antigo Twitter.
Agendas de Mauro Vieira
Ainda neste domingo, o ministro Mauro Vieira participou de uma reunião sobre a organização da LXII Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum e da Cúpula do Mercosul e Estados Associados. A reunião do conselho está marcada para 6 de dezembro, e a Cúpula para o dia 7, ambas no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
O chanceler também participou de um encontro sobre a participação de Lula na COP 28, em Dubai, marcada para 1º de dezembro.